Avançado regressa aos convocados e reentra no onze após dois jogos ausente por castigo. Espanhol ainda procura o primeiro golo em 2025 e renderá Namaso no eixo do ataque. Nehuén espreita a estreia com o novo técnico e junta-se a Otávio e João Mário nos jogadores em perigo para o clássico.
Corpo do artigo
É determinado a acabar com o maior jejum de golos desde que chegou ao FC Porto que Samu se apresentará em Vila do Conde (esta segunda-feira, 20h45), depois de cumprir dois jogos de castigo, frente ao Santa Clara, para o campeonato, e o Maccabi Telavive, relativo à Liga Europa. O “fenómeno” surgiu com a entrada no novo ano, quando o espanhol até terminara 2024 em alta, faturando em cinco dos seis desafios que disputou em dezembro. De resto, esse rendimento valeu-lhe o prémio de melhor avançado e melhor jogador da liga nesse mês. Porém, a instabilidade dos azuis e brancos em janeiro não favoreceu em nada o atacante, que está apostado em dar a volta por cima no primeiro jogo sob a alçada de Martín Anselmi. Samu deverá render Danny Namaso, que esteve bastante desinspirado no embate europeu.
Nehuén Pérez é a outra novidade nos convocados para o Rio Ave, depois de ter falhado a viagem a Belgrado igualmente por castigo. O central viu o jogo com o Santa Clara a partir do banco, na sequência de um conjunto de exibições marcadas por algumas falhas técnicas, e espreita a estreia com o novo treinador. Se acontecer, o argentino sabe que não poderá exceder-se nas infrações, uma vez que é um dos quatro jogadores em risco de falhar o clássico com o Sporting se vir um amarelo - João Mário, Otávio e Gonçalo Borges são os outros. A maior dúvida prende-se com Nico. Se sair para o City, Vasco poderá preencher a vaga no onze. Caso contrário, a importância que tem o médio espanhol fará com que se mantenha entre os titulares.
Onze provável do FC Porto: Diogo Costa; Tiago Djaló, Eustáquio e Otávio; João Mário, Alan Varela, Nico González e Moura; Pepê, Samu e Fábio Vieira.
William Gomes com estreia adiada
Com três treinos no FC Porto e um jogo pelo São Paulo - com o Botafogo - em 2025, William Gomes tinha tudo para ser convocado por Martín Anselmi para o desafio com o Rio Ave não fosse a ausência do certificado internacional. “Física e desportivamente, o jogador está apto para jogar, porque o vinha a fazer. Com o decorrer das horas vamos perceber se está inscrito ou não para a estreia. O tema ainda não foi resolvido”, esclareceu, ontem, o treinador portista.
O documento em falta tinha de ter dado entrada na Liga na sexta-feira, antes do início desta jornada, pelo que o extremo de 18 anos vê a estreia adiada. Martín Anselmi, aliás, optou por não o incluir na lista de convocados para o encontro em Vila do Conde. “Se não estiver para este, já estará a 100% para o próximo jogo”, garantiu ainda o técnico.