
Salvador Blopa
EPA
Declarações de Salvador Blopa ao Canal 11 na concentração da seleção nacional de sub-19
Corpo do artigo
Sobre o período de formação e primeiros dias no Sporting: "Desde criança que tinha uma ambição muito grande de ser jogador de futebol. Via Ronaldo como exemplo, a jogar, na televisão. Um dia, queria ser eu a estar na televisão, nos grandes palcos. Comecei a ir ao campo de treinos do Fontainhas com 6 anos, a minha irmã levava-me aos treinos depois da escola. Lembro-me [da primeira noite na Academia de Alcochete], sempre estive rodeado dos meus amigos, quando soube que ia ficar sem eles, fiquei um pouco aflito, tinha medo que eles se esquecessem de mim, foi um pouco assustador."
Leia também Cristiano Ronaldo agradece a Trump: "Estou pronto para fazer a minha parte"
Sobre a estreia no Sporting: "No dia antes [da estreia pelo Sporting, contra o Alverca] estávamos no treino, ainda não sabia que se ia jogar, só recebi uma mensagem a dizer que ia treinar com a equipa A. Treinei com o maior foco, como sempre, a tentar melhorar sempre. De tarde, a convocatória saiu e eu fiquei muito contente, mas ainda não acreditava que tinha sido convocado para a equipa A, era um sonho que tinha desde criança, desde que estou no Sporting. No dia seguinte, não consegui dormir, estava um pouco nervoso. Desde que cheguei à Academia, estava a meio-caminho, a pensar se era verdade ou não, que ia jogar com jogadores como Pedro Gonçalves ou o Geovany Quenda, com quem joguei na formação. Quando cheguei ao Estádio [Alvalade], olhei para todos os lados, nunca tinha estado lá em baixo, fiquei a pensar "onde estou? Será que isto é um sonho?". Fiquei muito contente, foi um dos dias mais felizes da minha vida."
Sobre primeiros golos pelo Sporting, na estreia: "Quando a bola veio para o meu pé, pensei que a bola ia bater na barra. Gosto sempre de fazer golos, por isso tinha essa meta, não estava à espera de marcar tão cedo, fiquei mesmo muito contente. Não estava à espera de fazer dois golos no meu primeiro jogo, para ser sincero."
Leia também Reveladas novas imagens do encontro privado de Ronaldo com Donald Trump
Sobre palavras de Rui Borges: "Sou um jogador com o "mindset" certo, nunca fui um jogador de pensar demasiado à frente, tento sempre viver o momento, seja nos Sub-23, na equipa B, ou na equipa A. Jogar é o que me motiva mais."
Sobre primeiro estágio num dos escalões jovens da Seleção: "Recordo-me, foi no ano passado, num torneio em França. Foi um pouco anormal para mim, não estava habituado ao espaço da Seleção, estava um pouco nervoso porque ainda não conhecia ninguém, os costumes, ou os treinadores. Mas correu bem. É uma responsabilidade, estamos a representar as cinco quinas deste país, é muito importante para nós, e para todos os portugueses, estar com este símbolo ao peito."
Sobre referências da Seleção A: "Nuno Mendes esteve no Sporting, tenho-o como uma das referências. Não tenho uma referência fixa, tento ser eu, mas sempre seguindo os passos do Nuno Mendes, do Ronaldo, e do Rafael Leão, que também é um grande jogador, na minha opinião."
Sobre as características que o definem: "O meu pé dominante é o direito, mas gosto muito de usar o pé esquerdo, também. Sou um jogador que usa muito bem os dois pés. [Defino-me] pela minha velocidade e agressividade, sou um jogador muito vertical, que gosta de pedir a bola no espaço, o um para um defensivo."
Sobre ser um jogador muito trabalhador: "Uso sempre essa ferramenta no dia a dia, hoje em dia não basta ter talento, temos de ser trabalhadores, ambiciosos."
Sobre objetivos na Seleção: "O objetivo principal é o apuramento para a ronda de elite, em março. Por enquanto penso nisso, um passo de cada vez."
