Equipa técnica liderada por Lage irá continuar a receber ordenado do clube até conseguir uma nova colocação. O empresário Jorge Mendes está a intermediar a operação que envolve Marco Silva
Corpo do artigo
Bruno Lage sai nas próximas horas e Marco Silva deverá substituí-lo no comando técnico do Benfica. Campeão nacional na última temporada, após uma assinalável recuperação na tabela, ultrapassando o FC Porto, o treinador, natural de Setúbal, deixa o clube da Luz após um conjunto de resultados muito negativos e que colocam em causa a revalidação do título de campeão, a seis jornadas do fim do campeonato.
Segundo O JOGO apurou, Bruno Lage e a restante equipa técnica irão continuar a receber os salários do Benfica, até ser encontrada uma nova solução para o seu futuro. Esta medida evita a rescisão contratual, que obrigaria a um esforço financeiro superior da SAD - teria de pagar de uma só vez os ordenados até ao fim do contrato, ou seja, 2024, pois renovaram contrato esta temporada.
Lage, de resto, tinha uma cláusula de rescisão de 20 milhões de euros. Esta operação avançará nos referidos moldes devido à intervenção de Jorge Mendes, empresário de Bruno Lage e que mantém relações comerciais privilegiadas com o Benfica.
Em sentido inverso, Marco Silva está no topo da pirâmide para entrar na Luz. Há muito nas cogitações das águias, o treinador português, de 42 anos, está no desemprego há vários meses, depois de ter sido despedido do Everton. Marco Silva esteve uma época e meia, sensivelmente, nos Toffees, mas não resistiu aos maus resultados e exigências do clube, acabando por sair.
A aventura inglesa do técnico começou no Hull City e passou pelo Watford. Antes, Marco Silva tinha orientado o Estoril, o Sporting e o Olympiacos. Ao serviço dos leões, viu também o seu contrato interrompido depois de divergências significativas com Bruno de Carvalho.
Além de Marco Silva, Luís Filipe Vieira também colocou a possibilidade de resgatar Jorge Jesus - renovou recentemente com o Flamengo mas tem uma cláusula que lhe permite sair para alguns clubes da Europa -, treinador com quem mantém uma relação de grande proximidade.