Sociedade benfiquista vai ter de pagar uma multa de 16 320 na sequência dos insultos do guardião dirigidos ao FC Porto. Conselho de Disciplina da FPF fala em lesão da honra e da reputação
Corpo do artigo
Vlachodimos foi amnistiado do processo disciplinar imposto pelo Conselho de Disciplina da FPF, no âmbito da Lei n.º 38-A/2023, de 02 de agosto, aprovada em Conselho de Ministros devido à presença do Papa em Portugal aquando da Jornada Mundial da Juventude, mas o órgão federativo aplicou mesmo um castigo à SAD encarnada, multando-a em 16 320 euros por "lesão da honra e reputação".
O Conselho de Disciplina (CD) considera que a SAD benfiquista "pratica a infração disciplinar" presente no "artigo 112.º, n.º 1, do RDLPFP" ao produzir e difundir através das suas plataformas o documentário no qual Vlachodimos atira as seguintes expressões: "shit team these guys are, shit team". O que em português, e em "tradução livre", significa "equipa de merda que estes tipos são, equipa de merda".
O CD lembra que a aplicação da lei da amnistia de penas "circunscreve-se às pessoas singulares", razão pela qual a SAD encarnada não pode ver o processo extinto, como sucede com Vlachodimos. Adiantando que o Benfica pediu a "dispensa da realização da audiência disciplinar", o Conselho de Disciplina entende que a arguida (a Benfica, SAD) "agiu de forma livre, consciente e voluntária, bem sabendo que o seu comportamento lesava a honra e reputação da Futebol Clube do Porto - Futebol, SAD". E reforça que "à data dos factos, tinha antecedentes disciplinares". Razão pela qual, ao invés de aplicar o valor mínimo, de 150 unidades de conta, decidiu-se por 160 unidades de conta, ou seja, 16 320 euros.
"A Arguida agiu de forma livre, consciente e voluntária, bem sabendo que o seu comportamento lesava a honra e reputação da Futebol Clube do Porto - Futebol, SAD e, bem assim, violava o princípio da ética desportiva e o bom funcionamento das competições profissionais de futebol em que Arguida participa, não se abstendo, no entanto, de o concretizar", pode ler-se no acórdão do Conselho de Disciplina da FPF, a que O JOGO teve acesso.
O órgão federativo entende que "debalde o esforço da SAD arguida em criar um jogo fonético entre a expressão 'cheat' e a expressão 'shit'", esse mesmo esforço "foi inglório, porquanto, debalde essa
similaridade fonética a forma pronunciada da última expressão foi clara nas palavras do jogador".E reforça que em caso de utilização das expressões 'cheat', as mesmas "sempre se apresentariam subsumíveis no ilícito" previsto no artigo 112.º "e extravasariam o exercício da liberdade de expressão".
O mesmo acórdão revela ainda que ficou provado que o Vlachodimos disse "shit team" [equipa de merda] e não "cheat team" [equipa batoteira] como alegara o Benfica. "SAD Arguida sustenta que o jogador Odysseas Vlachodimos, aludindo a algumas provocações e simulações por parte de jogadores do FC Porto, e aquilo que denomina alguma "fita", afirmou: "cheat team these guys are, cheat team". Ora, debalde o esforço da SAD arguida em criar um jogo fonético entre a expressão "cheat" e a expressão "shit" - tal esforço foi inglório, diga-se, porquanto, debalde essa similaridade fonética a forma pronunciada da última expressão foi clara nas palavras do jogador Odysseas Vlachodimos", refere o mesmo acórdão.
17080412
.
17080658