
Seko Fofana esteve na CAN com a seleção da Costa do Marfim
AFP
Médio de 30 anos está de saída do Rennes e projeta a liga portuguesa como a opção mais interessante. SAD acredita que pode ser necessário haver uma saída no meio-campo, se houver avanços pelo internacional da Costa do Marfim. Forma como a anterior janela de inverno se precipitou ainda presente.
A sensivelmente uma semana do fecho do mercado de inverno, o FC Porto tem as prioridades resolvidas há muito - central e extremo - mas não deixa de estar atento a qualquer oportunidade que surja. Isto mesmo foi explicado recentemente por André Villas-Boas e é neste contexto que aparece o nome de Seko Fofana, médio de 30 anos do Rennes que está ativamente à procura de colocação e já nem sequer foi convocado para a partida de ontem, frente ao rival Lorient, no campeonato francês.
O jornal regional "Ouest-France" avançou que o jogador estava na lista de FC Porto e Benfica, num país que agradaria bem mais ao costa-marfinense do que a Turquia, de onde terão chegado manifestações de interesse. Ora, segundo informações recolhidas por O JOGO, Seko Fofana foi efetivamente proposto aos dragões, que o têm bem referenciado, até porque não estamos a falar de um talento desconhecido, mas de um médio com percurso sólido no campeonato francês e italiano. Tem 163 jogos na Ligue 1 e 112 na Serie A, mas perdeu espaço esta época (não é titular desde outubro), pelo que o empréstimo seria a opção mais viável. Há um ano, o Rennes investiu 20 milhões de euros na contratação e dificilmente conseguirá recuperar esse valor agora. Não obstante, a SAD azul e branca entende que pode ser necessário processar-se a saída de um médio se houver avanços significativos por Fofana. Ao dia de ontem, isso não estava propriamente em vias de acontecer, sendo que tão pouco é do interesse do FC Porto perder algum nome da primeira linha como Alan Varela, Pablo Rosario, Froholdt (estes dois nem sequer podem ser transferidos agora), Gabri Veiga e Rodrigo Mora. Restam Stephen Eustáquio e Tomás Pérez, que decididamente não entra nas contas de Farioli.
Por outro lado, o FC Porto está preparado para uma semana agitada, ainda com a memória do mercado de inverno do ano passado, quando Galeno e Nico González foram transferidos para a Arábia Saudita e Inglaterra, respetivamente, por valores irrecusáveis e apenas nas derradeiras horas da janela. Uma espécie de efeito dominó que poderá pôr peças a mexer no Dragão, com o clube também atento a uma oportunidade para acrescentar um ponta-de-lança ao plantel.
Ex-colega de Otávio e partilha agência com Farioli
Nascido em França, mas com uma passagem na formação do Manchester City, Seko Fofana deu um salto à Arábia Saudita em 2023/24, chegando ao Al Nassr na mesma época em que Otávio se transferiu do FC Porto. O "Baixinho" só poderá dar as melhores referências ao antigo colega, que, curiosamente, é representado pela mesma agência de Francesco Farioli, a "Sport Cover".
Relançar carreira que iniciou em Inglaterra
Foi pelo Fulham, em 2014/15, que Fofana fez a estreia como profissional, antes de voltar a França, para o Bastia, e fixar-se na Udinese, por quem foi titular durante quatro épocas, estatuto que repetiu no Lens, entre 2020 e 2023, período em que chegou a apontar nove e dez golos na mesma temporada. Contratado há um ano ao Al Nassr, tem sido pouco utilizado esta época e já viu chegar o médio Sebastian Szymanski, que ontem foi a jogo.

