Rui Costa: "O Benfica não tem necessidade que um presidente salve o clube, mas que seja honesto e sério"
Declarações à SIC do presidente do Benfica e candidato a novo mandato, nas eleições de 25 de outubro
Corpo do artigo
Benfica District é bom negócio? "Não vamos fazer um centro comercial. O que vamos fazer não tem só a ver com embelezar a Luz, mas fazer como os grandes clubes estão a fazer, como Real Madrid, Manchester City. Fazer crescer o clube em redor do projeto. Este projeto será financiado à parte, nada terá a ver com o dia-a-dia do clube."
Onde vai buscar o dinheiro? "O Benfica já tem muitas propostas, é um projeto que se pagará a ele próprio. Quando chegar a altura iremos escolher. Vai dar retorno de 40 milhões por ano, serve para o futuro do clube."
É verdade que recusou proposta da NOS pelos direitos televisivos? "É verdade que temos propostas que já superam o que temos no presente, não aceitámos porque acreditamos que podemos chegar mais longe, outra porque em momento eleitoral seria incorreto aceitar."
Era de 40 miilhões por ano? "Acima disso. Se a centralização for como prometido, o Benfica está sempre disponível. O que nos assusta é que não temos janela aberta que diga que os valores iniciais possam acontecer. Os valores na Europa estão a andar para trás, duvidamos desses valores."
Por 50 milhões não vende? "Não, não vendo."
Por 70? "Quero andar na ordem disso. Há esta baliza de dois anos para completar e fazer isso."
Porque se considera alvo a abater, é o incumbente?
"Porque é uma eleição com seis candidatos, como um campeonato. Quando se parte para a nova época, o campeão é o alvo a abater."
Diz que não responde por comunicados... "Desabafos, uns consideram conversa sonsa, outros suja.."
Campanhas sujas? "Tento fugir. Quem tem sido ofendido há meses nas redes sociais, de forma até maldosa... Dá para perceber até com que empresa se trabalha, com perfis falsos nas redes sociais."
Fala da campanha de Luís Filipe Vieira ou João Noronha Lopes? "Há pouco tempo foi despedido alguém de partido político com perfis falsos e é ver onde essa pessoa está agora."
Na sua campanha não há? "Não alimento bate-boca. Tenho essa responsabilidade, todos deveriam ter. Não sou pessoa que tenha aparecido hoje. Sou figura pública há muitos anos, conhecem a minha forma de estar, nunca foi quezilento. Não somos de partidos políticos a competir uns com os outros, no final quem ganhar tem a responsabilidade de unir e quem não ganhar tem de aceitar que somos todos do Benfica. Posso estar mais chateado com A, B, C ou D, mas o Benfica não é de A, B, C ou D, é de todos. Percebo que é campanha eleitoral e que possa haver divisões, mas no final temos de ser todos Benfica."
Quem mais quer abater? "Os candidatos que têm mais possibilidades. Os dois candidatos que podem competir comigo."
O que contribuiu mais, não ganhar ou Rui Costa não alcançar a expectativa? "Reza a história que em todas as eleições com o Benfica em grandes crises, nunca apareceram seis candidatos. Se fosse sinal de crise não apareciam. Nunca apareceram. Basta recordar há quatro anos quantos apareceram. Muitas vezes falam da minha pessoa, o que me deixa alguma mágoa."
Noronha Lopes mostrou a declaração de rendimentos e pediu a sua... "Foi necessidade que o candidato sentiu. Situação pessoal. Eu nunca disse que era o melhor jogador do mundo nem o melhor gestor. Porque teria de apresentar?"
Mas mostrava? "Porquê? Entendo que porque um candidato fez, os outros não têm de fazê-lo."
Colocado em situação que poderia precisar do Benfica. Entende que era preciso mostrar declaração? "Creio que não, mas entendeu mostrar. Foi decisão própria. Entendo que não. Estou no Benfica há cinco anos sem salário e continuarei sem salário."
Não mostrará? "Não, não faz sentido."
É preciso um mecenas para ser presidente do Benfica? "O Benfica não tem necessidade que o presidente salve o clube, está numa boa situação financeira, mas é necessário que seja honesto e serio."
Não recebe do Benfica, porque não aceita ser remunerado? "É uma decisão tomada anteriormente. Os novos estatutos permitem, considero que seja muito oportuno para os órgãos sociais. Foi opção que tomei há muito e continuarei a estar assim."
Uma empresa da dimensão do Benfica tem presidente que não recebe nada? Qual é a lógica? "Foi a história toda do clube assim. Desde sempre que funcionou assim."
Qual o problema em receber ordenado? "Foi decisão minha. Mais pensarão como eu, outros de forma diferente."
Se não recebe nada, não lhe podem pedir responsabilidade? "Podem pedir, não será por aí que será melhor ou pior."
Acha-se mais sério? "Não, não. Acabei de referir que respeito quem toma decisão igual à minha como quem toma decisão que não é igual."