Declarações de Rui Costa em entrevista à RTP Notícias
Corpo do artigo
Jogo com Newcastle, tem a ver com a fase ou o Benfica está incapaz de competir a este nível? "Diria que não é uma fase boa, marcada por um jogo sobretudo na segunda parte que não é boa. Na primeira parte o Benfica equilibrou o jogo, teve situações para chegar à vantagem, poderia ter obtido mais. A segunda parte não foi à Benfica, não foi o que esperávamos, não conseguimos reagir à desvantagem e após o 2-0 houve uma queda muito grande da equipa. Fisicamente equipa estava com lacunas, sabíamos disso, pensávamos que viesse mais tarde, veio mais cedo e a equipa teve muita dificuldade a acompanhar o ritmo e fez uma segunda parte que não foi à imagem do clube. Todos temos consciência, os jogadores também. Nada está abandonado e perdido, complicámos a nossa vida por estar nesta situação."
Plantel e queda física: "O plantel é suficiente, tanto que já fez coisas boas esta época. Não é dar desculpas, sou o primeiro a assumir que não é uma segunda parte ao nível das exigências de um clube como o Benfica. Quando digo que esperávamos uma queda física também não acuso o treinador anterior. Tem a ver com as condicionantes, mais do que férias tem a ver com tempo de pré-temporada, praticamente não fizemos. Além de não termos tido pré-época, temos jogado de três em três dias. É um mal que temos de resolver o quanto antes. Ficou muito evidente a questão física, sobretudo na segunda parte, ritmos passaram a ser abismais. Penso que é um grande plantel, fomos ambiciosos no mercado, fizemos um bom plantel. Em relação ao futuro logo se verá o que poderá ser ajustado como Mourinho quiser jogar. Bruno Lage disse à saída que fez um plantel como queria, Mourinho antes elogiou. No meu mandato sempre que entendemos reforçar em janeiro quando achámos viável cá estaremos para fazê-lo."
Mercado: "Temos falado sobre o que temos em mãos e como trabalhar. Não é tempo para falar de janeiro, temos um problema para resolver agora e consideramos que temos um plantel que pode resolver. Há jogadores que podem aparecer mais, é um crescimento da equipa, não ter tempo para treinar é um handicap. Plantel tem jogadores de muita qualidade e vai aparecer, a época está toda em aberto."