Antigo presidente apresentou a visão para 2025/29 e não poupou Rui Costa e Noronha Lopes
Corpo do artigo
Leia também Liga dos Campeões: Benfica e Ajax são as únicas equipas sem pontos
"Foi sempre convosco que enfrentei e resolvi todos os desafios do nosso Benfica. Com o vosso apoio, tirámos o clube do fundo do buraco e levámo-lo ao 5.º lugar do ranking da UEFA. Transformámos o Benfica num dos clubes mais respeitados, modernos e organizados do mundo", arrancou Luís Filipe Vieira, desta forma, o evento de divulgação da sua visão 2025/29, num restaurante de Lisboa, perante cerca de cinco centenas de participantes.
O antigo presidente do Benfica considera que o Benfica vive "um dos momentos mais difíceis" da sua história. "Nos últimos quatro anos, sob a liderança do atual presidente, voltámos aos fracassos desportivos. Gastámos centenas de milhões... para conquistar apenas um campeonato. Foram 500 milhões investidos para ganhar apenas quatro títulos em 16 possíveis. Hoje, somos um clube à deriva. Não ganhamos em Portugal, nem ganhamos na Europa. Estamos em outubro, com três jogos na Champions League... e zero pontos."
Para Vieira, "o Benfica do "nada sabe, nada viu, nada ganha"", está a destruir a sua herança "por erros e incompetência". "Pior ainda, o legado do atual presidente é o bicampeonato do Sporting. São erros atrás de erros", acusa o empresário que aponta como objetivo "voltar a ganhar - já!". "Com uma gestão desportiva competente, vamos conquistar muitos títulos. O meu objetivo é claro: iniciar a conquista de um novo tetra e, depois, lutar pelo inédito penta. Não sou de promessas. Eu faço."
Para o candidato, "o futuro do clube está em perigo", atirando outro: "Uma frente de radicais quer dominar o Benfica". "O Benfica precisa de um líder forte. Não pode cair nas mãos de radicais nem de um líder fraco que se limita a dizer, com arrogância, que é "rico". Esse candidato João Noronha Lopes é muito fraco emocionalmente. Se mudarmos para pior, vamos entrar numa crise explosiva."