Rúben Semedo não saiu da agenda: os factos sobre o interesse do FC Porto no central
Para já, a renovação de interesse não passou ainda de sondagens, mas a ideia é propor um empréstimo com opção de compra. Benfica fez uma aproximação esta semana, mas o jogador está tentado pelo dragão
Corpo do artigo
Rúben Semedo esteve com um pé no Dragão no mercado do verão, contudo o facto de o FC Porto não ter vendido ninguém nessa altura e de o jogador ter sido acusado de violação de uma menor fez ruir o negócio com o Olympiacos, mas não o interesse no central português.
Sérgio Conceição mantém a vontade de acrescentar um jogador ao eixo defensivo com as características físicas do internacional português e o FC Porto está a monitorizar de perto a sua situação.
Para já, a renovação do interesse ainda não passou das sondagens junto da Gestifute de Jorge Mendes, que é quem está a gerir a carreira do jogadores desde há alguns meses. O JOGO sabe, porém, que o central, de 27 anos, está seduzido a mudar-se para o Dragão de forma a reabilitar a carreira e não quer ouvir falar de outras eventuais propostas que possam chegar.
A ideia, a avançar, passará por um empréstimo com opção de compra obrigatória que o Olympiacos tentará fixar perto dos 10 milhões de euros e o FC Porto em metade desse valor. Outra questão para resolver prende-se com o salário. Na Grécia, onde os impostos são mais baixos, Rúben Semedo ganha 1,1 milhões de euros limpos por ano e a SAD azul e branca não está disposta a pagar tanto.
Desde o fecho do mercado do verão que o FC Porto tem acompanhado de perto a situação pessoal - sobretudo para perceber se tem a cabeça "limpa" depois do problema recente - e profissional de Rúben Semedo, que esteve a treinar-se no Estrela da Amadora, mas entretanto já voltou ao Olympiacos. Sérgio Conceição, inclusive, falou com ele nas últimas semanas.
Rúben Semedo não conta para Pedro Martins, por ordens superiores, e é aqui que todas as partes convergem: o clube grego abre as portas à saída, o FC Porto está recetivo a acolher e Rúben Semedo precisa de voltar a jogar, de preferência num clube que lhe dê todas as condições para estabilizar.
O mercado, em todo o caso, só reabre em janeiro e o FC Porto poderá precisar de liquidez financeira de uma eventual venda para avançar com a contratação de Rúben Semedo, sabendo que não está sozinho na corrida. O Benfica, conforme O JOGO escreveu, informou-se sobre a situação esta semana, com alguém da estrutura a ter, inclusive, ligado diretamente ao jogador.
Acusação, ausência de indícios e uma mensagem a pedir 15 mil euros
Rúben Semedo foi detido, mas três dias depois foi libertado com uma fiança de 10 mil euros, após a ausência de indícios de violação nos exames periciais feitos à alegada vítima, de 17 anos.
A jovem, segundo a Imprensa local, terá, inclusive, passado o dia seguinte à festa em casa do futebolista. Depois, ao verem ignoradas as mensagens, ela e as companheiras terão começado a ameaçá-lo com a acusação de violação. Rúben recebeu uma mensagem no Instagram a desejar "boa sorte na prisão" e a garantir que a troco de 15 mil euros a pessoa, supostamente a própria jovem, manteria a boca fechada. A mãe da alegada vítima chegou mesmo a dizer que essa tentativa de extorsão partiu de alguém que era seguidor da filha nas redes sociais.
Em outubro, o jogador foi autorizado a viajar para Portugal, onde esteve a treinar no Estrela da Amadora. Entretanto, regressou ao Olympiacos e aguarda para saber se o Ministério Público enviará o caso a tribunal. O que, de acordo com a Imprensa local, não deverá acontecer.