Este século, apenas o atual técnico da Nigéria ganhou dois dérbis em casa e com cem por cento de aproveitamento
Corpo do artigo
No último dérbi em Alvalade, na época passada, Rúben Amorim viu o Benfica superiorizar-se por 2-0, perdendo a possibilidade de ser o primeiro treinador desde José Peseiro a ganhar duas vezes seguidas ao eterno rival em casa para o campeonato.
O atual selecionador da Nigéria é mesmo o único a conseguir alcançar esse feito neste século e com um registo cem por cento vitorioso.
Já treinadores como Paulo Bento e Jorge Jesus, que jogaram três dérbis caseiros na liga, conseguiram somar quatro e dois pontos, respetivamente.
Mas, regressando a Amorim, o treinador tem como grande objetivo voltar aos triunfos frente ao rival, lembrando que esta época empatou 2-2 na Luz, até porque isso impediria o Benfica de celebrar o título em Alvalade - o empate também pode travar a festa das águias, isto, claro, desde que o FC Porto vença no sábado.
No jogo de domingo à noite, o Sporting poderá ainda ter a possibilidade de se manter na corrida pela Champions - se o Braga não tiver ganho no Bessa - e procura, por outro lado, reequilibrar o saldo de dérbis caseiros no campeonato. Atualmente, o Benfica soma mais um triunfo: 34 contra 33 e 21 empates.
Invencíveis há 12 jogos
Numa época marcada por algumas derrotas penalizadoras, o Sporting melhorou de rendimento na segunda volta e está invicto há 12 jogos na I Liga, a melhor série da época. Os leões foram derrotados pela última vez no clássico frente ao FC Porto, em Alvalade, no dia 12 de fevereiro, e querem ampliar a invencibilidade. De resto, se conseguir ganhar ao Benfica e, depois, em Vizela, na derradeira jornada, o Sporting chegará às seis vitórias seguidas, o melhor registo na temporada.