A impressionante regularidade de Esgaio, conjugada com o calendário cheio do Braga, permitiu ao lateral subir à liderança dos jogadores mais utilizados. E o segundo também é dos minhotos: Matheus
Corpo do artigo
A resistência de Ricardo Esgaio continua a ser testada até ao limite.
Nenhum jogador em Portugal tem tanta utilização como o lateral arsenalista, que já vai em 3103 minutos de competição
O lateral do Braga é, nesta altura, o jogador que tem mais tempo de jogo em Portugal no conjunto de todas as provas e também é o único acima da barreira dos três mil minutos (mais precisamente 3103"). E no segundo lugar surge outro jogador da equipa minhota, Matheus, com 2880", à frente de Corona, do FC Porto, com 2841".
Conhecido pela grande resistência física, Esgaio tem mesmo escapado à gestão de Carlos Carvalhal e esta temporada só não esteve em dois jogos dos arsenalistas, ambos na Liga Europa e devido a castigo; falhou o segundo jogo com o Zorya, por acumulação de amarelos, e não defrontou a Roma em Itália por ter sido expulso na Pedreira, no primeiro duelo com os italianos.
Tirando isso, o 47 do Braga jogou sempre e só foi substituído uma vez no campeonato, tendo ainda sido suplente utilizado em dois jogos da Taça de Portugal. Desta forma, atendendo ao calendário cheio do Braga, Esgaio depressa agarrou a liderança dos jogadores mais utilizados em Portugal, isto apesar de não ser totalista no campeonato devido a uma substituição aos 81" no jogo com o Moreirense.
De resto, recentemente Carlos Carvalhal chegou a afirmar que o grande problema de Zé Carlos, o outro lateral-direito do plantel, é ter Esgaio como concorrente. A manter esta pedalada, o jogador arsenalista poderá alcançar mesmo os 50 jogos esta temporada, isto se não tiver lesões ou castigos (prossegue com três cartões amarelos no campeonato), o que daria mais de 4300" de utilização.
A regularidade de Esgaio, somada à campanha do Braga, permite ao jogador formado no Sporting pensar numa chamada à Seleção Nacional, até pelo momento que se vive no futebol devido à pandemia.
Isto porque não é ainda certo que Fernando Santos convoque alguns jogadores que competem na Premier League, e que estariam obrigados a cumprir quarentena no regresso a Inglaterra, podendo haver aqui uma janela de oportunidade para o lateral do Braga tendo em vista os jogos da Seleção Nacional com o Azerbaijão, Sérvia e Luxemburgo, todos neste mês, e relativos à qualificação para o Mundial"2022.