O segundo lugar na Liga e as presenças nas finais da Taça da Liga e Taça de Portugal dão corpo ao sucesso, mas há outros dados que atestam a valia dos minhotos, como vitórias e golos fora de casa
Corpo do artigo
Além de carimbar o passaporte para a final da Taça de Portugal, a disputar em Coimbra, com o Benfica, a vitória no Estádio do Dragão permitiu ao Braga assumir a liderança das equipas com mais triunfos fora de casa esta época.
A formação de Carlos Carvalhal já obteve 12 triunfos longe da Pedreira, sinal de um saudável crescimento e afirmação, até porque alguns dos êxitos foram conseguidos em deslocações complicadas, como à Luz, Dragão ou D. Afonso Henriques, isto no plano interno, destacando-se ainda as vantagens obtidas nas casas do AEK Atenas ou Zorya, na Liga Europa.
A supremacia do Braga como visitante em relação aos rivais diretos é evidente em alguns casos; o FC Porto é o que mais se aproxima, com 11 vitórias fora de casa (joga hoje em Barcelos e até pode igualar os bracarenses), tendo o Sporting dez triunfos longe de Alvalade e o Benfica oito. Além de ter mais êxitos do que os adversários quando joga fora, há outro aspeto que ajuda a reforçar a superioridade dos minhotos. É que a equipa de Carlos Carvalhal já conseguiu sete vitórias como visitante em jogos com três ou mais golos nas balizas contrárias (0-7 com o Olímpico Montijo, 0-4 com o Tondela e Moreirense, 1-4 com o Boavista, 2-4 com o AEK e 2-3 nos duelos com o Benfica e FC Porto). O Benfica é o que tem números mais próximos, com cinco vitórias fora alicerçadas em três ou mais golos apontados.
Desta forma, o Braga também é superior na finalização como visitante: 40 golos, contra 36 do FC Porto, 34 do Benfica e 20 do Sporting.
Com 79 golos marcados ao longo de 38 jogos, no geral o Braga também é a equipa mais concretizadora, tendo mais dois remates cerreiros do que o Benfica e mais quatro do que o FC Porto. A média de golos dos minhotos por jogo está nos 2,08, contra 2,03 dos leões (sem o jogo de ontem) e portistas e 1,97 dos encarnados.