David Villa fala em exclusivo a O JOGO sobre o "boom" de Abel Ruiz espanhol e até o considera mais potente do que ele próprio.
Corpo do artigo
Abel Ruiz desatou a marcar golos com a camisola do Braga e, após a saída de Paulinho, assumiu-se claramente como referência ofensiva da equipa de Carvalhal.
13416338
A veia goleadora do ponta de lança, expressa com o bis ao FC Porto, na quarta-feira, até pode ter apanhado muita gente desprevenida, mas não David Villa, histórico goleador da seleção de Espanha e com passagens pelo Valência, Barcelona e Atlético Madrid.
"Atualmente, ainda é um pouco cedo para falar nisso, mas estou seguro de que as pessoas da federação olham para o Abel Ruiz como um 9 de futuro. O trabalho dele acabará por levá-lo à seleção e estou convencido de que pode ser o 9 da Roja, porque tem condições para isso. Deve ir passo a passo e aproveitar, para já, o espaço nos sub-21. Mas, com esta trajetória que está a ter, penso que o Abel vai chegar à seleção de Espanha", alega David Villa a O JOGO.
"O Abel tem um jogo potente, se calhar até mais potente do que o meu"
Autor de nove golos pelo Braga, sete deles na Taça de Portugal, prova em que é o melhor marcador, o ponta de lança nunca escondeu que tinha David Villa como referência, até pelas semelhanças na forma de jogar. Agora com 39 anos, cerca de um ano após ter terminado a carreira nos japoneses do Vissel Kobe, o maior goleador da Roja (59 golos) encontra essas semelhanças quando vê o bracarense em ação. "O Abel desmarca-se muito bem e tem um jogo muito potente, se calhar até é mais potente do que eu era, porque fisicamente é mais forte. É verdade que a jogar como 9 ele consegue aproveitar muito bem os espaços, consegue fazer desmarcações e, talvez por isso, se pareça comigo. Eu também gostava de atacar os defesas e ir para cima deles, era um jogador que aproveitava os espaços. Mesmo assim, acho que ele é mais forte e potente do que eu nos últimos metros devido a uma capacidade física superior", analisa o ex-jogador asturiano, "feliz" pelo momento de Ruiz em Braga."Soube sofrer quando não jogava com regularidade. Agora está a fazê-lo e a marcar golos. O Abel ganhou o seu espaço no Braga à custa de trabalho e de uma enorme vontade de triunfar".