Sporting abdicou do modelo de jogo entretanto adotado pelo FC Porto, que registará as maiores mudanças no onze em relação à primeira volta. Até os treinadores entraram na reforma das equipas.
Corpo do artigo
Tudo neste clássico dá a sensação de ser uma novidade quando se recua a fita do tempo até ao último dia de agosto de 2024, quando FC Porto e Sporting se defrontaram pela primeira vez para o campeonato. Nem os treinadores sobreviveram às alterações profundas entretanto registas pelas equipas, que vão do modelo de jogo aos jogadores que hoje deverão ser lançados de início.
Martín Anselmi adotou o 3x4x3 que Rúben Amorim tanto utilizava nos leões, enquanto Rui Borges recuperou o tradicional sistema com quatro defesas que Vítor Bruno mais apostou desde a pré-época nos dragões. Mas se o português deve realizar apenas alguns retoques no onze dos sportinguistas, em relação ao clássico da primeira volta - Gyokeres e Morita estão em dúvida -, o argentino deve apresentar oito novidades no escalonamento da equipa. O mercado de janeiro levou-lhe Galeno e Nico González nos últimos dias e, como se isso não bastasse, Otávio ainda viu um cartão amarelo contra o Rio Ave que o retira de um desafio absolutamente decisivo para os portistas.
Perder hoje (20h15) poderá significar o fim da esperança de ultrapassar no topo da classificação o clube de Alvalade, que já se encontra à distância de oito pontos. Até o empate poderá ser comprometedor.
Diferença pontual
O atraso do FC Porto em relação ao Sporting à entrada para o clássico é o segundo maior desde o início do ano 2000. Mais largo, só o registado em 2020/21, época em que os portistas tinham menos dez pontos que os sportinguistas. O jogo acabaria empatado (0-0) e o título sorriria ao clube de Alvalade.
Leão faminto há nove anos
Foi já em 2016 que o Sporting venceu fora o FC Porto pela última vez. Na altura, com Jorge Jesus como treinador, Slimani assumiu o papel de predador para os leões, marcando por duas vezes, aos 23 e aos 44 minutos. O golo de Herrera, de penálti, foi fraco consolo para os dragões.
Clássico 26 no Dragão
Entre I Liga e Taça de Portugal, o Dragão vai receber o clássico número 26 entre FC Porto e Sporting desde a inauguração. O primeiro (08/11/2004) foi ganho (3-0) pelos portistas e o mais recente (28/04/2024) terminou empatado (2-2). Pelo meio registaram-se mais 15 triunfos dos azuis e brancos, cinco empates e três vitórias dos leões.
Dupla de goleadores
O estatuto de melhor marcadores em clássicos entre o FC Porto e o Sporting este século é partilhado por Falcao e Slimani. Tanto o colombiano (cinco jogos) como o argelino (dez jogos) fizeram seis golos, mas já têm Gyokeres à perna. Após marcar na Taça da Liga, o sueco leva cinco.