Os reajustes nos plantéis efetuados no mercado de janeiro trouxeram a FC Porto e Sporting jogadores que já defrontaram os rivais do clássico. O argelino foi várias vezes figura diante dos azuis e brancos, a quem marcou sete vezes, seis pelos verde e brancos e uma pelo Leicester. O brasileiro ajudou o Braga a derrotar o campeão em janeiro.
Corpo do artigo
O mês de janeiro trouxe reajustes nos plantéis de FC Porto e Sporting, que se defrontam sexta-feira na Invicta. Ao atual líder do campeonato chegaram Galeno e Eustáquio - além de Rúben Semedo -, já o campeão nacional contratou Edwards e Slimani.
Quatro jogadores que, no passado, já defrontaram os adversários do clássico, embora apenas o último tenha jogado o mesmo. Slimani enfrentou oito vezes os dragões com a camisola dos leões e também defrontou os portistas uma vez quando se encontrava no Leicester.
Feitas as contas, o dianteiro argelino tem um saldo altamente positivo diante do FC Porto, com seis vitórias, dois empates e apenas uma derrota, sendo que saiu vitorioso dos quatro últimos embates. Mais, teve um papel absolutamente decisivo nesse saldo. A 27 de setembro de 2016 assinou o golo do triunfo (1-0) do Leicester na Champions e um mês antes, no seu último jogo da primeira passagem por Alvalade, empatou o clássico que o Sporting venceria por 2-1, referente à 3.ª jornada do campeonato.
Na época anterior, 2015/16, bisou no 2-0 da jornada 15 e repetiu o bis no 3-1 favorável aos leões no Dragão, da ronda 32. Nos outros dois triunfos sobre os azuis e brancos assinou o golo do 1-0 em Alvalade, para a 23.ª jornada da temporada 2013/14, e assistiu no 3-1 fora de casa para a Taça de Portugal, a 18 de outubro de 2014. Nos dois empates e derrota com o FC Porto não deixou marca significativa, sendo que quatro dos sete golos apontados aos portistas foram feitos de cabeça, uma das suas grandes armas.
Do lado do FC Porto, Galeno é o reforço invernal que mais vezes enfrentou no passado o Sporting, 12 vezes no total: três com a camisola do Rio Ave e nove com a do Braga. Com os vilacondenses perdeu sempre, mas com os guerreiros ganhou três vezes e ainda acumulou mais seis derrotas. E foi precisamente no último embate, no passado dia 22, referente à jornada 19, que Galeno apontou o seu único golo aos leões. De grande penalidade assinou o 1-1 em Alvalade, num jogo em que os bracarenses chegariam ao triunfo (2-1) nos instantes finais, quando o extremo já não se encontrava em campo.
Antes desse Sporting-Braga, o agora jogador do FC Porto participara em cinco desaires consecutivos dos minhotos diante dos verde e brancos, mas antes somara dois triunfos em curto espaço de tempo. A 21 de janeiro de 2020, sob o comando de Rúben Amorim, o Braga eliminou (2-1) o Sporting nas semifinais da Taça da Liga que viria a conquistar e 12 dias depois os guerreiros bateram em casa os leões por 1-0 para o campeonato.
Eustáquio e Edwards sempre derrotados
Eustáquio e Edwards somam por derrotas as partidas realizadas contra Sporting e FC Porto, respetivamente. O médio internacional canadiano, que os dragões foram buscar ao Paços de Ferreira por empréstimo, contabiliza cinco desaires com a camisola do emblema da Capital do Móvel e uma outra quando representava o Chaves. Quanto ao extremo inglês, ao serviço do V. Guimarães jogou cinco vezes contra os portistas e marcou-lhes uma única vez, curiosamente esta época. No Estádio D. Afonso Henriques, na jornada 12, Edwards abriu o ativo de grande penalidade, mas depois a equipa de Sérgio Conceição deu a volta ao marcador e triunfou por 2-1.
Extremos vivem melhor temporada
Olhando aos desempenhos dos reforços esta época, são os extremos Galeno e Edwards quem mais se têm destacado. O ex-bracarense, que se estreou pelos dragões domingo passado, soma dez golos em 24 jogos e já superou o melhor registo da carreira, de nove tentos com a camisola do Rio Ave em 2018/19. Terá ainda a oportunidade de aumentar o pecúlio e fazer também crescer o número de assistências: soma três e nas três últimas épocas conseguiu sempre dez. Quando ao ex-vitoriano, fez nove golos na época 2019/20 e na presente soma oito em 24 jogos. Quanto a passes para golo vai em quatro e também está a um do seu melhor registo.
Em relação a Eustáquio, o médio nunca foi um goleador. Soma um em 2021/22 e apenas na época passada conseguiu fazer melhor marcando... dois. Conta ainda com uma assistência. Slimani viveu as melhores épocas da carreira de leão ao peito e foi em 2015/16 que mais se destacou com 31 golos marcados. Em 2021/22, antes de ingressar no Sporting fizera quatro golos e uma assistência em 16 jogos pelo Lyon, onde foi nove vezes titular, tendo no domingo passado voltado a entrar em campo com a camisola verde e branca.
Semedo é um ex-Sporting
Proveniente do Olympiacos, que o emprestou ao FC Porto, o central Rúben Semedo (na foto) foi formado no Sporting e só uma vez defrontou os leões, em 2019, aquando da passagem pelo Rio Ave, perdendo por 3-0 em Alvalade. Pelo Sporting jogou em três clássicos frente ao FC Porto com saldo positivo de duas vitórias e uma derrota. Fez mais quatro jogos contra os dragões, perdendo três (dois no Olympiacos e um no V. Setúbal) e empatando um (Rio Ave).