Com o campeonato parado, tempo para um balanço. Fique a par de algumas curiosidades em torno dos cruzamentos.
Corpo do artigo
Folga no campeonato é tempo de primeiro balanço da época. Quem mais e melhor cruza na I Liga? Quem mais e melhor o faz à direita e à esquerda?
Sequeira é a resposta imediata à primeira questão. Ninguém tentou mais do que ele entre as 18 equipas nestas primeiras jornadas de competição. Fê-lo de forma absoluta e à razão por 90 minutos. O nome do lateral bracarense já aparecia no top do ano passado (era segundo) e, em relação a 2018/19 e até a 2017/18, a maior surpresa acaba por ser o facto de Alex Telles estar fora desta lista.
O brasileiro do FC Porto foi quem mais cruzamentos tirou nas duas últimas temporadas e o segundo melhor em 2016/17. Desta feita, nem nos cinco primeiros aparece, o que induz alterações na forma de jogar do FC Porto ou até do próprio jogador. Em termos absolutos seria de supor, porque Alex tem menos um desafio jogado, mas na relação por 90 minutos o portista fica abaixo das médias do passado. Já agora, Sequeira mantém as referências e há outro nome (Rafa, do V. Guimarães) que é cliente assíduo neste ranking.
A título de curiosidade, entre os grandes só Grimaldo e Nuno Tavares fazem parte de alguns dos topos que, ao lado, referenciamos. Não há laterais portistas nem sportinguistas em destaque nem na quantidade nem na qualidade. Na definição o melhor é um japonês que os dragões até conhecem bem: Anzai, que marcou um golaço a Marchesín, é aquele cujos cruzamentos mais vezes vão ter à cabeça de um companheiro.
11375137