O Jornal Sporting está de parabéns este 31 de março e presidente leonino, Frederico Varandas, até escreveu o editorial, recordando o primeiro texto publicado, a 31 de março de 1922
Corpo do artigo
Para o Jornal do Sporting tudo começou a 31 de março de 1992. O 98º aniversário é cumprido com Portugal
e o Mundo a braços com a pandemia de covid-19. É neste estranho quadro que O JOGO chegou à conversa com André Bernardo, administrador da SAD do Sporting*
O Jornal Sporting celebra 98 anos em plena crise pandémica. O que significa nos dias de hoje e que paradigmas enfrenta, um pouco como o reflexo do meio, nos próximos tempos?
Gostava, antes de mais, de destacar e dar os parabéns à equipa do Jornal Sporting, porque precisamente em período de crise conseguiu que esta edição especial seja uma realidade. Edição que é especialíssima, porque marca também uma nova era no Jornal e que vem responder à alteração de paradigma mencionado. Em 98 anos, o Jornal do Sporting conviveu com inúmeras crises das mais variadas naturezas. Assistiu também a uma evolução rapidíssima do Mundo, tendo sido a Imprensa escrita um dos sectores mais desafiados por todas as inovações ocorridas que nos trouxeram para a era digital. Para dar resposta quisemos lançar o Jornal do Sporting com uma nova linha editorial, apostando em conteúdos mais exclusivos e enriquecedores, e com um novo design mais contemporâneo.
A primeira edição tinha na manchete: razão de ser - sportinguista, neste caso. Na sua perspetiva essa mesma razão mantém-se intacta?
Faço minhas as palavras do presidente, "mudam-se os tempos, a razão de ser subsiste" [Frederico Varandas escreve na edição especial]. O Sporting nasceu com uma identidade muito própria. O Jornal Sporting também e a capacidade de adaptação faz parte dessa identidade. Alterámos recentemente a plataforma digital do jornal para melhorar a experiência de visualização por parte do sócio. Foi um primeiro passo, virão mais.
Qual era a melhor notícia, daqui em diante, que o jornal podia dar aos sportinguistas?
Uma capa a dizer "O Mundo Sabe que estamos de volta", porque seria a feliz notícia do fim desta pandemia e do regresso a Alvalade.