Tendo em conta o atual contexto, os responsáveis do Braga já sabem que vão ter de ultrapassar duas eliminatórias para se qualificarem para a Liga Europa.
Corpo do artigo
A derrota (1-4) do último domingo na receção ao Benfica deixou o Braga a seis pontos do terceiro lugar, ocupado pelo Sporting, e colocou o único objetivo que sobrava para esta época dependente de uma improbabilidade matemática.
Apesar disso, a luta pelo pódio era muito mais do que um capricho interno ou até uma exigência de António Salvador num determinado momento do ano; com a perda do terceiro lugar, o Braga perde desde já a possibilidade de garantir o acesso direto à fase de grupos da Liga Europa. Ou seja, se o Braga terminasse o campeonato no pódio e o FC Porto conseguisse vencer a final da Taça de Portugal frente ao Sporting, os arsenalistas evitavam as pré-eliminatórias europeias que vão carregar o calendário durante o mês de agosto.
Tendo em conta o atual contexto, os responsáveis do Braga já sabem que vão ter de ultrapassar duas eliminatórias para se qualificarem para a Liga Europa, numa obrigação que traz a má memória no arranque desta temporada, isto porque, na altura, os minhotos acabaram eliminados pelo Zorya, após dois empates (1-1 fora e 2-2 na Pedreira).
Curiosamente, o Braga, que gozará novamente do estatuto de cabeça de série no sorteio, até poderá voltar a encontrar-se com a equipa ucraniana, que também vai disputar a mesma fase da competição.
Sendo assim, o Braga vai iniciar oficialmente a época a 8 de agosto (quinta-feira), com o jogo da primeira mão da terceira pré-eliminatória da Liga Europa, apenas uns dias antes do arranque do campeonato, agendado para o fim de semana seguinte. Nesse sentido, não será necessário antecipar em mais do que alguns dias o início dos trabalhos de pré-temporada, uma vez que o primeiro compromisso oficial da temporada acontecerá já em agosto.
No entanto, e por culpa do atual quarto lugar, o Braga vai ter um início de temporada intenso do ponto de vista competitivo, uma vez que se ultrapassar a terceira eliminatória - jogará depois a quarta e decisiva... - terá de disputar oito jogos num curto espaço de tempo (24 dias), com as quatro primeiras jornadas do campeonato intercaladas com quatro jogos europeus.