
Vasco Matos
EPA
Klauss Câmara, presidente da SAD açoriana, deixou uma mensagem de grande agradecimento ao treinador, falando num legado que "será eterno"
Leia também William Gomes: "O Thiago Silva aproximou-se de mim e disse: 'Vai lá fazer o teu agora...'"
Na sequência da saída de Vasco Matos do comando do Santa Clara, Klauss Câmara, presidente da SAD do clube açoriano, deixou uma grande mensagem de agradecimento ao treinador nas redes sociais, falando num legado que "será eterno".
"Muito obrigado, míster! Você merece o maior sucesso na continuidade da sua carreira! O seu legado connosco será eterno! Na memória ficará sempre a amizade e a lealdade que tivemos neste tempo! Sucesso ao maior treinador da história do Santa Clara! Voa!", escreveu.
O treinador Vasco Matos e o Santa Clara chegaram a acordo para a rescisão do contrato, anunciou hoje o clube açoriano, que não vence há sete jogos para a I Liga portuguesa de futebol.
"A Santa Clara, Açores - Futebol, SAD vem por este meio anunciar que chegou a acordo para a rescisão contratual com o treinador Vasco Matos", avança o Santa Clara, em comunicado.
A decisão acontece horas depois de os açorianos terem perdido em casa com o Estoril por 4-2, no jogo da 20.ª jornada da I Liga.
O Santa Clara lembra o percurso de Vasco Matos, que orientava o clube desde 2023/24, considerando que o técnico deixa um "contributo ímpar" e um legado histórico nos 'encarnados' de Ponta Delgada.
"O acionista maioritário da SAD, Bruno Vicintin, agradece desde já o contributo ímpar e o legado deixados pelo treinador e a sua equipa técnica. Vasco Matos é o melhor treinador da história do Santa Clara", lê-se na nota de imprensa.
Ao serviço do Santa Clara, Vasco Matos conquistou a II Liga em 2023/24 e conseguiu a melhor classificação e pontuação de sempre do clube açoriano na primeira divisão, na temporada passada (quinto lugar, com 57 pontos).
"Por tudo isto, pela valorização de vários ativos, e também pelo contributo humano, jamais será esquecido nos Açores e o seu traço ficará sempre vincado no nosso emblema. Neste momento, seguimos caminhos separados, mas com a palavra gratidão em pano de fundo", reforça o Santa Clara.
Os açorianos referem, também, que a "nova equipa técnica será oportunamente anunciada".
Fruto da classificação na temporada transata, o Santa Clara começou a época a disputar as eliminatórias da Liga Conferência, onde eliminou o Varazdin (Croácia) e Larne (Irlanda do Norte), mas não conseguiu ultrapassar o Shamrock Rovers (Irlanda), falhando o acesso à fase de liga da terceira prova da UEFA.
No campeonato, os açorianos estão em 15.º lugar, com 17 pontos, mais dois do que o Casa Pia (16.º, em lugar de play-off), que joga na segunda-feira com o FC Porto.
Em 20 jogos, o Santa Clara soma quatro vitórias, cinco empates e 11 derrotas, com 16 golos marcados e 25 sofridos.
A última vitória do conjunto açoriano para o campeonato aconteceu a 06 de dezembro, frente ao Casa Pia (1-0).
Hoje, na conferência após a derrota caseira com o Estoril Praia (4-2), Vasco Matos garantiu sentir confiança para continuar à frente do Santa Clara, já que os jogos vinham a dar bons indicadores de que seria possível inverter a fase negativa.
O próximo jogo do Santa Clara é daqui a uma semana, em 7 de fevereiro, no terreno do Estrela da Amadora.
Veja a mensagem:


