Com a Liga dos Campeões no horizonte, O JOGO desafiou um jornalista italiano e um espanhol a lançar um clássico que coloca frente a frente o próximo adversário de Inter (Benfica) e Barcelona (FC Porto), respetivamente. Além da análise de ambos, apontam o resultado que mais agradaria às equipas dos respetivos países.
Corpo do artigo
Ivan Cardia, jornalista do TuttoMercatoWeb que acompanha o Inter
Um teste à fibra
1 - Como olha para o momento das equipas?
Tenho de ser honesto, não vi todos os jogos do Benfica esta época. Mas os números mostram que estão bem. Depois do jogo com o Boavista, que perderam, não jogaram contra um adversário da mesma valia e o clássico será um teste à fibra da equipa. Fiquei surpreendido com a derrota frente ao Salzburgo, mas o grupo da Liga dos Campeões é duro, todas as equipas podem perder pontos contra qualquer adversário. Não se tratava de um jogo fácil à partida, porque o Salzburgo é uma boa equipa. Este jogo será bom para traçar uma linha sobre a verdadeira força do Benfica.
Reforçaram-se melhor
2 - Quem é o favorito no clássico?
Como equipa, o Benfica parece-me estar à frente. Não só porque são os campeões em título, mas também porque, no verão, reforçaram-se melhor. Contrataram excelentes jogadores, como Kokçu e Di María. O Trubin esteve no radar do Inter! O mercado do FC Porto foi mais discreto. Perderam Otávio, que atingiu um nível muito alto no clube... Além disso, o jogo é em Lisboa. O FC Porto costuma fazer bons resultados em casa do Benfica, mas é a equipa da casa que me parece chegar melhor a este jogo. No entanto, prefiro o método de trabalho de Sérgio Conceição ao de Schmidt.
3 - Qual dos resultados agradaria mais ao Inter/Barcelona?
Pode haver relaxamento
Boa questão. [risos] Em relação ao Inter-Benfica, há a possibilidade de termos o Inter mais desgastado, porque faz dois jogos esta semana. É difícil de prever, muito difícil, como é que este clássico pode afetar o jogo da Champions. Mas uma vitória do Benfica sobre o FC Porto poderia funcionar mais a favor do Inter, por causa de algum possível relaxamento.
Atenção à "lei do ex"
4 - Quem destaca nas equipas?
O Inter não tem medo, isso é ponto assente. Há respeito, mas medo não. O Inter está estável, a defesa está sólida. Mas, claro, quando se joga contra Di María, é sabido que ele pode fazer qualquer coisa. Pode não ser o jogador que era há cinco ou seis anos, mas pode tirar um coelho da cartola a qualquer momento. Parece-me ser o jogador mais perigoso do Benfica. O próprio João Mário é um jogador a ter em conta, ainda que não esteja a marcar golos como na época passada. Mas há que ter atenção à "lei do ex"... Isso é algo que o Inter pode temer! [risos]
17091816
17091715
Sergi Capdevila, jornalista do Sport que acompanha o Barcelona
Equipa resultadista
1 - Como olha para o momento das equipas?
Vi partes de alguns jogos, nomeadamente contra o Shakhtar, e vou estando atento por causa do Nico González. O Barcelona tem opção de recompra e, se as coisas correrem bem... Ainda que não seja um jogador do agrado de Xavi. Esta época tenho olhado para o FC Porto como uma equipa resultadista e, nesse aspeto, estão bem. Tem jogadores experientes, é uma equipa globalmente sólida, mas tem faltado brilho no ataque. Galeno deu nas vistas, gostei de o ver na Champions, curiosamente na melhor exibição que fizeram. Contra equipas muito inferiores tem custado mais e isso é pouco habitual no FC Porto.
Apostava no empate
2 - Quem é o favorito no clássico?
Parece-me que o Benfica entra como favorito, apesar de estar atrás do FC Porto na classificação. Di María está a viver uma segunda juventude, não esperava vê-lo a este nível. A derrota com o Salzburgo foi inesperada, mas acredito que o facto de o jogo ser na Luz pode favorecer a equipa da casa. Ainda assim, a valia do FC Porto é bem conhecida e, se tivesse de apostar, seria no empate. Não é fácil bater a equipa de Sérgio Conceição.
É melhor que perca
3 - Qual dos resultados agradaria mais ao Inter/Barcelona?
Faço duas leituras: se o FC Porto perder o clássico, vai adensar as dúvidas em redor da capacidade da equipa e, para o Barcelona, isso seria bom. A ansiedade entrava em jogo, ainda mais em jogo de Liga dos Campeões. Por outro lado, perder na Luz pode gerar alguma raiva e ter o efeito inverso. Mas mantenho a minha primeira análise: para o Barça, é melhor que o FC Porto perca. É melhor defrontar uma equipa com dúvidas do que uma equipa confiante. Psicologicamente, o clássico tem um peso enorme e isso poderá ter reflexo na Champions.
Gosto muito do Galeno
4 - Quem destaca nas equipas?
Gosto muito do Galeno, tem feito um início de época positivo, veloz pela esquerda. Também é preciso ter em conta Taremi, um jogador de área, que vai muito além disso: joga bem de costas para a baliza, combina com os companheiros... O Barcelona pode sofrer com esses dois jogadores. O Pepe já conhecemos na perfeição, um grande defesa, com enorme experiência. E têm o Alan Varela, reforço, que já conhecia do Boca. Depois há o Nico, que merece atenção especial da nossa parte. É elegante, joga bem ao primeiro toque, mas talvez ainda falte alguma raça, intensidade.