Na última década, apenas dois treinadores conseguiram conquistar o triplete ao serviço do conjunto encarnado, feito que o atual técnico do emblema da Luz procura replicar nesta reta final da época
Corpo do artigo
Bruno Lage assumiu o comando técnico dos encarnados poucas semanas depois do início da temporada, na quinta jornada da liga, quando o Sporting, na altura treinado por Rúben Amorim, se distanciava na liderança do campeonato em cinco pontos. O cenário atual é muito distinto, uma vez que o Benfica chega às últimas semanas da temporada na luta pelo título de campeão nacional, em igualdade pontual com os leões, e com um pé e meio na final da Taça de Portugal (disputa hoje a segunda mão das meias-finais com o Tirsense, depois de uma vitória por 5-0 no primeiro jogo), quando já conquistou a Taça da Liga em janeiro.
Perspetiva-se, assim, um possível triplete para as águias esta temporada, feito atingido pela última vez por Rui Vitória, na época 2016/17 (Campeonato, Taça de Portugal e Supertaça Cândido de Oliveira), em competições diferentes, no entanto. A última ocasião em que as águias venceram o campeonato, a Taça de Portugal e a Taça da Liga na mesma época, situação que Lage poderá repetir, foi em 2013/14, com Jorge Jesus no comando da equipa, naquela que foi a sua primeira passagem pelo clube, tendo passado depois por Sporting, Flamengo e Al Hilal.
O mesmo técnico, atualmente na sua segunda ligação ao Al Hilal, conquistou um novo triplete na campanha seguinte, de 2014/15, em que, desta feita, levantou os troféus da liga portuguesa, da Taça da Liga, e da Supertaça.