Jornalistas espanhóis dizem a O JOGO que estão espantados pelo ala do Sporting não ter ido à Liga das Nações. Somar minutos no Sporting é a arma que Porro joga para convencer Luis Enrique a levá-lo para o Catar. No entanto, os jornalistas espanhóis acham que o comboio pode já ter passado.
Corpo do artigo
Porro não foi convocado para a Liga das Nações, falhando assim o embate com Portugal, na quinta-feira, mas também os jogos com Suíça e o duplo embate com a Chéquia. A época positiva do ala espanhol é reconhecida pelos jornalistas do país vizinho que, a O JOGO, manifestam surpresa pelo defesa, natural de Don Benito, não ter sido chamado por Luis Enrique.
"Estava a jogar a um nível espetacular. Se nunca tivesse sido chamado por Luis Enrique ainda se percebia, mas o selecionador já o conhece e por isso fiquei surpreendido", afirma Manu Sainz, do jornal "AS", considerando que o ala do Sporting deveria acompanhar Carvajal, em vez de ser preterido por Azpilicueta: "O Carvajal esteve bem na fase final da época e o Porro esteve fenomenal durante todo o ano."
"Luis Enrique tem uma forma muito pessoal de fazer as convocatórias. Aqui temos falado muito sobre o facto de não ter convocado nenhum jogador do Sevilha, que foi quarto classificado, e nenhum jogador do Bétis, que ganhou a Taça do Rei. Não aposta tanto no mérito dos atletas, mas no seu gosto pessoal. O Porro jogou muito bem no Sporting, jogou na Liga dos Campeões, é um jogador em crescimento. Pela qualidade que tem poderia estar na seleção", advoga Jesús Sevillano, do "ABC".
"É efetivamente uma grande surpresa não ver Porro nesta convocatória, pois voltou a fazer uma grande temporada pelo Sporting. Estamos habituados a vê-lo nos sub-21, mas agora tem potencial para estar entre os principais. E Carvajal esteve lesionado durante uma boa parte da época", concorda Rodri Faez, correspondente da ESPN em Espanha.
Aritz Gabilondo, jornalista do "AS", compreende a decisão do selecionador: "Trata-se de uma surpresa relativa. Também foi chamado pela primeira vez quando em Espanha pouco se ouvia o seu nome. Neste momento, há mais opções na seleção, há mais competência nessa posição e sobretudo há Carvajal, o que elimina logo um elemento. Luis Enrique gosta muito de Carvajal".
Porro assinou pelo Sporting e vê com bons olhos continuar nos leões, mesmo tendo o Real Madrid e o Atlético de Madrid interessados no seu concurso, pois acredita ter a chance de jogar mais e assim ganhar o bilhete para o Mundial do Catar. O problema é que, depois destes compromissos de junho, a Roja fará os últimos testes em setembro, também ante Portugal.
"Penso que esta convocatória era muito importante para estar no Mundial. Oxalá eu esteja equivocado, mas acho que assim perde algum balanço para estar no Catar", considera Manu Sainz, que tem no seu colega jornalista do "AS", Aritz Gabilondo, uma opinião semelhante: "Será difícil ultrapassar a barreira composta por Carvajal e Azplicueta. O Porro tem um nível superior, mas joga em Portugal".
Jesús Sevillano vai mesmo mais longe. "Parece-me que o comboio para o Mundial pela seleção espanhola passou", reitera, ainda que deixe em aberto possíveis problemas físicos de rivais pela posição: "Falta muito tempo para o Mundial e, se ele mantiver o nível e algum dos outros tiver uma lesão, pode entrar nas opções".
O defesa natural da Estremadura somou esta época 35 jogos, estreou-se na Liga dos Campeões e foi adquirido pelo Sporting, que pagou 8,5 milhões de euros pelos seus serviços, colocando a cláusula de rescisão nos 45 milhões de euros. A esperança de voltar à seleção não caiu, recordando que a única internacionalização do lateral decorreu contra a Geórgia, em março de 2021, numa partida de qualificação para o Mundial.
INQUÉRITO
1 - Ficou surpreendido com a ausência de Porro da convocatória da seleção de Espanha para a Liga das Nações?
2 - Esta ausência poderá ter implicações nos eleitos para o Mundial?
Manu Sainz, jornalista do AS
1 - Para mim foi uma surpresa não ver Porro nos convocados. Estava a jogar a um nível espetacular. Se nunca tivesse sido chamado por Luis Enrique ainda se percebia, mas o selecionador já o conhece e por isso fiquei surpreendido. Do meu ponto de vista, os eleitos para a lateral direita deveriam ter sido Carvajal e Porro. Aliás, o Carvajal esteve bem na fase final da época e o Porro esteve fenomenal durante todo o ano.
2 - Penso que esta convocatória era muito importante para estar no Mundial. Sinceramente, parece-me que não estando aqui é mais difícil estar no Catar. Oxalá eu esteja equivocado, mas assim perde algum balanço para ir ao Mundial.
Aritz Gabilondo, jornalista do AS
1 - Trata-se de uma surpresa relativa. Também foi chamado pela primeira vez quando em Espanha pouco se ouvia o seu nome. Quando Luis Enrique o chamou ninguém esperava. Neste momento, há mais opções e competência na seleção e, sobretudo, há Carvajal, o que elimina logo um elemento, porque Luis Enrique gosta muito dele.
2 - Será difícil ultrapassar a barreira composta por Carvajal e Azplicueta. O Porro tem um nível superior, mas joga em Portugal. Até fiquei surpreendido com a continuidade dele no clube e isso nada tem a ver com a qualidade do Sporting. No entanto, um jogador da seleção de Espanha tem de estar normalmente num grande campeonato.
Jesús Sevillano, jornalista ABC
1 - Luis Enrique tem uma forma muito pessoal de fazer as suas convocatórias. Aqui temos falado muito sobre o facto de não ter convocado nenhum jogador do Sevilha, que foi quarto classificado, e nenhum jogador do Bétis, que ganhou a Taça do Rei. Não aposta tanto no mérito dos atletas, mas no seu gosto pessoal. Mais do que o mérito desportivo é o seu gosto pessoal. O Porro jogou muito bem no Sporting, jogou na Liga dos Campeões, é um jogador em crescimento. Pela qualidade que tem poderia estar na seleção.
2 - Falta muito tempo para o Mundial. Se mantiver o nível e algum dos outros tiver uma lesão pode entrar nas opções.
Rodrigo Faez, jornalista ESPN
1 - É efetivamente uma grande surpresa não ver Porro nesta convocatória, pois voltou a fazer uma grande temporada pelo Sporting. Jogou na Liga dos Campeões e Carvajal, sobretudo este, esteve lesionado durante uma boa parte da época.
2 - Sinceramente, para mim, Porro está num nível top, cresceu muito no Sporting. Estávamos habituados a vê-lo nos sub-21, mas agora tem potencial para estar sempre entre os principais. Acho até que há jogadores nesta seleção com menos experiência do que o Porro. Será uma questão muito pessoal do Luis Enrique. É uma questão de gosto. Ele faz sempre apostas muito pessoais.