Nuno Santos garante estar confortável como lateral esquerdo: "O que quero é jogar"
Formado a extremo, canhoto do Sporting diz-se confortável a jogar mais recuado. À margem da abertura de um espaço dedicado aos atletas de alto rendimento, em Sacavém, garante que na próxima época o Sporting irá lutar pelo título e admite a "pressão" de jogar no leão.
Corpo do artigo
Nuno Santos foi um dos destaques da temporada do Sporting, realizando 50 jogos. Foi, a par de Matheus Nunes, o único a chegar a essa marca. Quanto à posição em campo foi alternando entre o ataque e lateral esquerdo, este último um lugar que nunca trabalhara consistentemente na carreira, pois sempre fora um extremo. Apesar disso, o jogador de 27 anos diz-se confortável.
"Gosto acima de tudo de estar a jogar. É uma posição [a de ala esquerdo] para a qual já estou habituado. Tanto a lateral aberto como na frente, sinto-me bem. O que quero é jogar", adiantou aos jornalistas, à margem da inauguração de um espaço dedicado ao apoio a atletas de alto rendimento, em Sacavém, uma parceria com a Move Better, com quem já tinha dois negócios mas na área metropolitana do Porto.
"Para a próxima época quero fazer igual, se possível 50 jogos", antecipa o atleta que só falhou encontros na Liga Bwin por castigos, desviando-se das lesões. "Quando estou no clube não trabalho fora, mas tive um bom acompanhamento no Sporting. Desde o ginásio, à equipa médica e, claro, até psicologicamente. É por isso que fiz o número de jogos que fiz. Quero dar continuidade", realça, explicando a forma como contornou os problemas físicos, ainda realçando, com alguma emoção, que foi graças ao trabalho com os parceiros de negócio que superou duas roturas dos ligamentos cruzados no joelho, a primeira em 2015/16, e que lhe travou a afirmação no Benfica, e depois em 2018/19. "Não gosto muito de falar dessas lesões, mas foi com esta equipa que recuperei delas. Ajudam-nos a ficar mais fortes."
Foram curtas as palavras acerca do Sporting, mas Nuno Santos, que se despedira da época a valorizar a chegada aos "oitavos" da Champions, projetou os desafios de 2022/23. "O Sporting luta sempre pelo título. É o mesmo de sempre, vamos fazer tudo para estar bem durante a temporada", revelando que "sabe bem estar com a família e amigos" durante as férias, porque "são sempre muitos jogos durante o ano e com muita pressão". "Estamos habituados a essa exigência, mas sabe bem desligar e poder fazer outras coisas que gosto além do futebol", conclui.
O jogador que passou pela formação de Trofense, FC Porto e Benfica, notabilizando-se depois no Rio Ave antes de assinar pelo Sporting, tem contrato até 2025 e uma cláusula de 60 milhões de euros. É dos atletas mais polivalentes no plantel e um dos mais importantes no projeto leonino para 2022/23.