Após três meses em que somou apenas 20 minutos pela equipa de Sub-23, o internacional pelo Equador estava desolado e queria sair. Recuperou a confiança e sente que agora depende de si mesmo.
Corpo do artigo
O Sporting, sabe O JOGO, não vai deixar sair Gonzalo Plata nesta janela de mercado e o próprio atacante equatoriano já abandonou a ideia de se fazer à estrada no imediato para ganhar minutos em campo e recuperar a felicidade, que lhe fugiu durante um longo período de ostracismo nos verdes e brancos.
"Rafael Camacho é um jogador de futuro, acreditamos muito nele, tal como no Plata. Temos muita esperança neles"
O ponto de viragem foi em Portimão, quando, contra a equipa local, resolveu o jogo aos entrar a 16 minutos para o final (estava 2-2 e o camisola 20 marcou o terceiro e teve impacto na jogada do quarto golo, fabricando assim o resultado que levou os leões à fase final da Taça da Liga). Ganhou espaço nas escolhas de Silas e o técnico até já o elogiou.
"Rafael Camacho é um jogador de futuro, acreditamos muito nele, tal como no Plata. Temos muita esperança neles, são jogadores de futuro, vão ser figuras em Portugal, mas temos de dar tempo para crescerem. Eles trabalham muito bem e já nos têm ajudado, com golos e assistências, por isso vão continuar a ter oportunidades", disse Jorge Silas no final do dérbi.
Contratado no início de 2019, entrou nos descontos da derrota caseira com o Rio Ave (com Marcel Keizer), depois fez 88" mal sucedidos com o Boavista (com Leonel Pontes) e durante três meses disputou apenas 20" pelos Sub-23. Em baixo e desacreditado, sem confiança, o equatoriano queria recuperar a alegria longe de Alvalade na segunda metade da temporada, mas esse cenário já foi descartado e agora sente que depende apenas de si próprio para se afirmar. A nega do Sporting à ida do atacante ao Torneio Sul-Americano de qualificação para os Jogos Olímpicos, que já começou, foi mais um voto de confiança dos leões nas suas capacidades e um indicador de que a situação mudou e agora virou aposta.
Desde o encontro com o Portimonense, Plata entrou sempre na lista de 18 convocados de Jorge Silas e foi a jogo no clássico e no dérbi, com FC Porto e Benfica, respetivamente, embora com poucos minutos não tenha conseguido fazer a diferença. Silas aposta na sua capacidade de desequilíbrio e quer valorizar os ativos jovens, dando espaço ao equatoriano para crescer em Alvalade. A SAD, antes desta viragem, só aceitava cedência sem opção de compra. Agora, segura-o com firmeza.
Jordi Cruijff vem cá falar com ele
O novo selecionador do Equador, Jordi Cruijff, vai fazer em breve uma digressão pela Europa para se inteirar da situação dos internacionais daquele país que atuam no Velho Continente e Gonzalo Plata é um deles. O jogador leonino é a grande esperança equatoriana e no último Mundial de sub-20, ainda com 18 anos, foi uma das figuras: ficou em terceiro e conquistou a Bola de Bronze fruto das boas exibições (dois golos e três assistências em sete jogos). O Sporting, recorde-se, pagou um milhão de euros há um ano ao Independiente del Valle, que ficou com metade do passe. Plata tem contrato até 2024 e uma cláusula de 60 milhões de euros.