Dragões ganharam largo ascendente sobre os rivais com Pinto da Costa, que já bateu fasquia das 100 vitórias.
Corpo do artigo
Há um FC Porto antes e outro com Pinto da Costa como presidente na quantidade de títulos conquistados, mas também nos confrontos diretos com Benfica e Sporting.
13175837
O dia 17 de abril de 1982, que ficou para a história como a data em que o então ex-diretor do departamento de futebol ganhou pela primeira vez as eleições presidenciais do clube, marcou uma inversão na lógica dos clássicos, que eram dominados pelos lisboetas. Os dragões começaram a ganhar ascendente sobre os rivais e, hoje, dia em que o histórico dirigente portista celebra o 83.º aniversário, os números são cristalinos. A percentagem de triunfos cresceu 13 por cento em relação aos valores que se registavam até Pinto da Costa assumir a liderança do emblema da Invicta e, também como consequência disso, as derrotas caíram mais de 20 por cento (21,5% para sermos exatos). E embora tenha defrontado mais vezes as águias (120) do que os leões (109) desde 1982, a verdade é que o aumento percentual em matéria de triunfos é bastante semelhante: 12,2% contra os primeiros e 12,6% contra os segundos.
Em resumo, antes de Pinto da Costa, o FC Porto perdia bem mais clássicos do que ganhava. Agora, tem praticamente o dobro dos triunfos.
Triunfos do FC Porto com Pinto da Costa cresceram 13% e os desaires caíram 22%. Dirigente celebra 83 anos após a quarta vitória seguida sobre o Benfica, a melhor série em 38 anos de liderança
As últimas três vitórias frente a Benfica e Sporting, de resto, permitiram a Pinto da Costa alcançar um marco significativo de triunfos no acumulado de jogos com os rivais como presidente do FC Porto. A contagem vai agora nos 102, sendo que a centésima, obtida na receção aos sportinguistas, em julho, coincidiu com a conquista matemática do campeonato na época passada. Curiosamente, as outras duas, alcançadas frente aos benfiquistas, acabaram por render mais dois troféus: a Taça de Portugal, em agosto, e a Supertaça Cândido de Oliveira, há menos de uma semana.
O 2-0 com que a equipa de Sérgio Conceição se superiorizou à de Jorge Jesus foi, aliás, o quarto triunfo consecutivo do FC Porto perante o Benfica. Esta sequência é mesmo a melhor em 38 anos de presidência de Pinto da Costa, a par de outras duas, obtidas entre 1983 e 1985, com Artur Jorge e António Morais, e 2002 e 2003, com José Mourinho. O próximo confronto entre ambos, marcado para 15 de janeiro, no Dragão, terá, por isso, um incentivo extra para Conceição e companhia.