Pinto da Costa: "Renovação de Francisco Conceição? Não estou a pensar em convencer ninguém"
Declarações de Pinto da Costa à margem do jantar comemorativo dos 42 anos de presidência do FC Porto, esta terça-feira, no Casino de Espinho
Corpo do artigo
Tem mais renovações na manga? "Tenho, tenho."
E quer adiantar? "As que estão na manga... Aposto que foi o Francisco que renovou por cinco anos, porque já fez o número de jogos, já comunicámos ao Ajax que vamos exercer o direito de opção em maio, que é a data em que o podemos fazer. Portanto, ele assinou por cinco anos, porque para mim é um dos valores firmes do nosso futebol e do nosso clube. O Sérgio Conceição até foi criticado por isso e nada teve a ver com tal. Foi eu que lhe destinei a camisola número 10. Foram criticados que era um miúdo, chegava aqui, já tinha o número 10, que era um número mítico, mas eu sabia o que estava a fazer. E quando ele foi embora, eu tinha a certeza que ele ia regressar, e eu disse, 'vais embora, eu não vou dar o número 10 a ninguém, e daqui a um ano o número 10 está à tua espera'. Assim foi, e hoje toda a gente lhe reconhece qualidade e valor, para de facto merecer esse número 10."
Esta renovação pode ajudar a convencer alguns sócios? "Não, não tem nada com isso, não estou a pensar em convencer ninguém, estou a pensar no futuro do FC Porto. Olhe, o Pepe, é um jogador de grande utilidade, tem um contrato assinado comigo para mais um ano, só que pediu para não o meter, pediu para eu só o meter na Liga depois das eleições. Mas já tenho o contrato assinado com ele. Portanto, não é pensar em convencer ninguém, eu tenho que pensar no futuro do FC Porto. E como eu penso que o Pepe tem 41 anos, mas joga o que joga, ainda é o titular da Seleção Nacional, que é que me interessa que tenha 41? Se ele joga, se tiver 21 que não jogue, o que é que me interessa ele ser novo? Nada."
E além destes, pode anunciar-nos mais alguns, se é que tem? "Já renovaram os jogadores importantes, o Galeno já renovou, os dois guarda-redes que vão ser os futuros guarda-redes do FC Porto também já assinaram, mas não tem nada a ver com convencer, eu creio que isso nem sequer foi público, ou se foi, foi pouco. O que me interessa é pensar no FC Porto. É a pensar no futuro que nós trabalhamos."
Então, independentemente do que acontecer, o Pepe vai jogar no FC Porto por mais uma época, por exemplo? "Isso já depende do Pepe. O Pepe assinou um contrato. Tenho eu um contrato assinado por ele e ele tem um assinado por nós, em que, se eu continuar como presidente, ele continua a jogar. Se eu não continuar, será ele que terá que conversar com quem vier para ver se continua ou não, para ver se o querem, e se ele quer continuar."
Há perspetiva de Sérgio Conceição continuar? "Não é perspetiva, o Sérgio Conceição, comigo, vai continuar. Ponto. Se tenho essa garantia? Claro, senão, não dizia isso. Se eu vencer as eleições, o Sérgio Conceição vai continuar. Se não vencer? Já é uma questão que terão que tratar com ele. Quem vier é que tem que decidir, e ele também é que terá que decidir se quer ou não. Também já está assinado, tal com o Pepe."