Pinto da Costa anunciou esta quarta-feira os nomes que o acompanham na Lista A, uma das três concorrentes às próximas eleições do FC Porto.
Corpo do artigo
Pinto da Costa anunciou esta quarta-feira os nomes dos seis vice-presidentes e seis vogais da direção que o
acompanham na lista A, concorrente ao próximo ato eleitoral do FC Porto.
Elogiando Lourenço Pinto, candidato à presidência da Assembleia Geral, pelo trabalho "brilhante à frente da AF Porto" e recordando o passado de Jorge Guimarães (Conselho Fiscal) no FC Porto, no mesmo órgão ao qual agora é candidato; Pinto da Costa referiu-se ainda a Rui Moreira, número um da lista ao Conselho Superior. "É como muito orgulho que o tenho nas minhas listas, não por meu amigo, não por ser presidente da Câmara do Porto, mas por ser o presidente que é da Câmara do Porto".
Os nomes de José Américo Amorim e Paulo Mendes, dois novos vice-presidentes, que passam a ser seis, foram aqueles que geraram mais curiosidade na altura da apresentação. Pinto da Costa referiu-se a José Américo Amorim como um "empresário de sucesso num dos maiores grupos portugueses., o Grupo Amorim" e sobre Paulo Mendes disse tratar-se de um "alto quadro da administração do único banco português que mantém sede e administração no Porto, o Banco Carregosa". Duas personalidades da área empresarial e financeira que, explicou Pinto da Costa, "terão especial atenção em colaborar com o Dr. Fernando Gomes na restruturação administrativa e financeira. Estas três pessoas terão especial atenção a essa área, sendo que as decisões continuarão a ser tomadas colegialmente pela direção"
Quanto às novidades na lista de seis de vogais da Direção do FC Porto, o candidato Pinto da Costa fez questão de demorar-se um pouco mais na explicação pela escolha de Fernando Gomes como vogal responsável pela formação, ao nível do futebol.
"Como sexto vogal tenho prazer de anunciar que será uma figura da história do FC Porto, o nosso bibota, Fernando Gomes, que será o vogal responsável por toda a formação do FC Porto. A SAD é quem gere o futebol profissional, mas o futebol de formação compete ao FC Porto. Nesse sentido acho que faz todo sentido um responsável máximo da formação na Direção. Essa pessoa será o Fernando Goms. A formação tem feito um trabalho muito bom e que me tem deixado bastante satisfeito. Ter na Direção um nome como Fernando Gomes pode, por isso, ser ser uma nova motivação para todos os que trabalham na formação. Sobretudo para os miúdos que passam a ver topo dessa hierarquia um nome e uma figura como o Fernando Gomes".
LISTA A
Direção
Presidente - Pinto da Costa
Vice-presidentes - Adelino Caldeira, Alípio Jorge, Fernando Gomes, José Américo Amorim Coelho, Paulo Morais Mendes, Vítor Baía
Vogais - António Borges, Eurico Pinto, Fernando Gomes, Luís Fernandes, Rodrigo Barros, Vítor Hugo
Mesa da Assembleia Geral
Presidente - Lourenço Pinto
Vice-presidente - Nuno Manuel Cerejeira Matos Namora
Secretários - Fernando Maria Novo Sardoeira Pinto, Luís Filipe Castro de Araújo, Joaquim Manuel de Sousa Ribeiro
Suplentes - Antero Tavares de Castro, Ludgero Barreira Ramos de Castro, José Manuel Rebelo da Silva Dias dos Santos
Conselho Fiscal e Disciplinar
Presidente - Jorge Carvalho Guimarães
Vice-presidente - Filipe Carlos Ferreira Avides Moreira
Secretário - José Manuel Taveira dos Santos
Relatores de Contas - José Augusto dos Santos Saraiva, Luís Filipe dos Santos Almeida Monção
Relator de Contencioso - André Ferreira Antunes
Relator de Sindicância - José Pedro Busano de Sousa Vieira
Suplentes - Nélia Sofia Ferreira Couto Lopes Novo, Mário Nuno Chaves Soares
Conselho Superior
Rui Moreira, Felisberto Querido, Eduardo Vítor Rodrigues, Luís Montenegro, Pedro Marques Lopes, Jorge Filipe Correia, Manuel Macedo, Manuel Pizarro, António Bragança Fernandes, Fernando Cerqueira, Deocleciano Carvalho, Tiago Barbosa Ribeiro, Raúl Peixoto, Luís Artur Ribeiro Pereira, António José Sousa Magalhães, Jorge Cernadas, Matilde Passos Ribeiro, Nuno Cardoso, Manuel Ferreira da Silva, José Barbosa Mota