Pepê volta a recordar polémica com Vítor Bruno: "Foi mesmo o meu pior momento no FC Porto"
Declarações do internacional brasileiro dos dragões em entrevista concedida à ESPN
Corpo do artigo
Época 2024/25 ficou aquém do esperado: "Aconteceram muitas coisas na temporada passada, coisas que acabaram por influenciar para que não pudesse ter um bom ano. Procurei limpar a minha cabeça para voltar a ser o Pepê de sempre: alegre, espontâneo, brincalhão e que ama jogar futebol. Acho que isso tudo foi fundamental para que pudesse voltar e fazer aquilo que tanto amo, que é jogar futebol com muita alegria. Agora está tudo a refletir-se dentro de campo, os números mostram isso."
O que estava a acontecer? "Eu estava um pouco mais fechado na temporada passada, não sei explicar ao certo os motivos, mas sentia que as coisas não estavam a correr muito bem para mim. Não fiz uma boa pré-temporada, os primeiros jogos também não me ajudaram. Isso tudo afetou a minha cabeça. Fiquei mais fechado, passei a não ser eu mesmo. No geral, estou sempre bem disposto e pronto para ajudar. Como as coisas não estavam a correr da maneira que queria, acabei por me fechar. Isso prejudicou-me bastante, claro."
Aconteceu alguma coisa para além do futebol? "Posso dizer que esteve especificamente relacionado com o futebol, porque eu cobro-me bastante, principalmente quando as coisas não correm bem dentro de campo. Querendo ou não, isso acabava por me afetar, acabava por atrapalhar-me. Como disse antes, acho que limpar a cabeça foi fundamental para mim. Não posso cometer os mesmos erros e, se vier a acontecer, agora sei como agir de maneira diferente. Da forma como correu, não quero que isso se repita nunca mais."
Problemas com Vítor Bruno: "Foi mesmo o meu pior momento no FC Porto. As coisas aconteceram de uma forma que eu não imaginava, então acabei por agir muito pela emoção. Sinto muito por tudo aquilo, não deveria ter agido como agi. Arrependo-me muito do que fiz. Agora, isso é passado. É olhar para a frente, porque acho que isso nunca mais volta a acontecer."
Como limpou a cabeça? "Com muito apoio da minha família e dos meus amigos da minha cidade (Foz do Iguaçu-PR). Estive no Brasil antes de começar a nova temporada, pude voltar às minhas raízes. Reencontrei o Pepê alegre e brincalhão. Na verdade sempre fui assim. Foi mesmo fundamental reencontrar a família e os amigos. Foi crucial. Eles sentiram logo que eu não era aquele Pepê de sempre, e isso mexeu comigo. Eles tinham razão. Regressei 100 por cento focado para Portugal."