Pepê na fórmula solvente frente ao Sporting: "O FC Porto vai precisar muito dele"
Talento do criativo e inteligência tática ganham importância face às ausências no FC Porto para a visita ao Sporting. O brasileiro somou duas assistências e um golo desde que voltou ao onze. Pedro Bouças não viu perda de rendimento antes disso, apenas concorrência forte. Mas agora, todos os caminhos passam por ele.
Corpo do artigo
Com as lesões que afetam o plantel do FC Porto, um Pepê inspirado será das melhores notícias que os dragões podem receber. Por um lado, o brasileiro é capaz de executar diversas posições com alto nível de rendimento, por outro, e depois de um período com menos minutos do que o habitual, mostrou-se ativo na produção ofensiva.
Titular nas últimas cinco partidas, o criativo somou duas assistências e um golo, além de ter participado noutras jogadas que terminaram da melhor forma para o FC Porto.
Auscultado por O JOGO, Pedro Bouças, treinador e analista de futebol, vê Pepê a recuperar protagonismo, sem que tivesse perdido rendimento. "Pepê tem voltado a surgir com maior destaque, mas não diria que não estivesse bem anteriormente. A concorrência é que era forte e o superou", resume Bouças.
Nesse período em que Pepê foi suplente em seis jogos seguidos, Sérgio Conceição também frisou que o camisola 11 era "extremamente importante" e "um dos jogadores mais talentosos" que treinou. Boa parte dessa análise prende-se com a capacidade de Pepê para atuar em mais do que uma posição, incluindo a de lateral-direito. João Mário, por estas semanas, tem estado em alto nível, mas o cenário é preocupante do meio-campo para a frente. Otávio e Evanilson estão fora do clássico de domingo com o Sporting e Eustáquio em contrarrelógio para poder ajudar a equipa.
Na hora de pensar em alternativas para as duas primeiras ausências, Pepê aparece em ambas as listas. "O mais provável será vermos o Pepê no lugar do Otávio e o Taremi a manter-se como "9,5" com o Toni Martínez. Ele é inteligente com e sem bola e há muita intensidade no jogo dele. Defensivamente tem bastante responsabilidade e o papel do Otávio é de alguém preponderante não só a atacar, mas também a defender. Creio que isso assenta bem no Pepê", perspetiva Pedro Bouças.
No clássico anterior, recorde-se, também não havia Evanilson e Pepê atuou no lado direito do ataque, mas tanto Otávio como Eustáquio jogaram, surgindo agora um novo desafio para Conceição.
Sejam quais forem os planos da equipa técnica, o talento de Pepê, irreverente e sem medo de assumir o jogo, pode ser determinante para os dragões baterem o Sporting. "O FC Porto vai precisar muito do Pepê, da criatividade e qualidade técnica que oferece, ou poderá ficar um pouco refém do que o Galeno consiga fazer", acrescentou Bouças.
Apetite apurado nos jogos grandes
Se há uma atmosfera diferente nos jogos grandes, Pepê parece dar-se bem com ela. Nos confrontos com Sporting, Benfica e Braga, o brasileiro soma golos ou assistências contra cada um deles. Marcou aos encarnados na época passada, no Dragão, quando assumiu a difícil tarefa de render Luis Díaz, e foi dele a assistência para Zaidu no golo do título. Já em 2022/23, faturou e deu a marcar no triunfo por 4-1 na receção ao Braga e, recentemente, na meia-final da Taça da Liga, diante dos leões, cruzou para Marcano apontar o segundo golo. Falta-lhe causar estragos na Champions, mas nessa prova também fez alguns jogos na lateral direita.
Os papeis de Pepê
Adaptado a lateral-direito sem abdicar de alguém à frente
A adaptação à lateral direita já vinha da época passada e continuou a ser apurada. Com João Mário à procura de melhores dias (e encontrou-os), Sérgio tinha em Pepê como lateral uma forma de não ter de abdicar de Galeno, Otávio, Evanilson ou Taremi.
As alas como habitat, mas sem esquecer terrenos interiores
Pepê sente-se confortável tanto à esquerda como à direita, sem deixar de pisar terrenos interiores, como um terceiro médio, ao estilo de Otávio. Poderá ser o camisola 11 a render
o "Baixinho".
Capaz de ser segundo avançado na sombra de Taremi
Foi assim em Leverkusen, por exemplo, e é outra opção em cima da mesa para domingo, face à ausência de Evanilson.