Triunfo por 3-2 na 25.ª jornada
Corpo do artigo
O Penafiel deu este sábado uma prova de vida na II Liga, ao vencer na receção ao também candidato Alverca, por 3-2, ascendendo provisoriamente à liderança, num jogo intenso da 25.ª jornada.
Na tabela, o Penafiel é líder à condição, com 43 pontos, mais um do que Alverca e Tondela, que tem menos um jogo.
O jogo começou uma hora depois do previsto, devido a um incidente com o árbitro auxiliar Hugo Marques, conduzido ao hospital Padre Américo depois de ter sido atingido na cabeça por um painel promocional da Liga, derrubado pelo vento.
O Penafiel entrou a todo o gás e, ao segundo minuto, Diogo Batista inaugurou o marcador, a concluir uma bela jogada coletiva.
Reko, pouco depois, podia ter feito o segundo, confirmando a superioridade dos locais no jogo, mas na resposta o Alverca empatou, beneficiando de um corte de Gustavo Fernandes, com Ageu a aproveitar e a desviar de Baldé.
A eficácia dos ribatejanos teve repetição já nos descontos, com João Lima, nas costas da defesa, a dar sequência ao cruzamento de Ageu, e a garantir novo empate.
Foi a resposta mais feliz ao jogo mais trabalhado e de ataque continuado do Penafiel, que podia ter marcado logo aos 19, não fosse João Miguel, sem marcação na pequena área, ter cabeçado por cima. O golo chegaria aos 42, pelo lateral Maga,
O ritmo caiu no segundo tempo, mas com o Penafiel a manter a iniciativa, acabando recompensado a 11 minutos do fim, num desvio de Reko, que já enviara uma bola ao poste, ao livre de Tiago Rodrigues.
O Alverca ainda tentou o empate, que seria lisonjeiro para a formação ribatejana.
Jogo no estádio Municipal 25 de Abril, em Penafiel.
Penafiel – Alverca, 3-2
Ao intervalo: 2-2.
Marcadores:
1-0, Diogo Batista, 02 minutos.
1-1, Ageu, 12.
2-1, Maga, 42.
2-2, João Lima, 45+2.
3-2, Reko, 79.
Equipas:
Penafiel: Manuel Baldé, João Miguel, Rúben Pereira, Gustavo Fernandes (Zé Leite, 74), Maga, Reko, Tiago Rodrigues (Ewerton, 84), João Silva, Diogo Batista (Suker, 65), Fatai (Bruno Pereira, 84) e André Silva (Diogo Brito, 84).
(Suplentes: Miguel Oliveira, Bruno Pereira, Diogo Brito, Gonçalo Negrão,
Ewerton, Pedro Vieira, Jota Silva, Zé Leite e Suker).
Treinador: Hélder Cristóvão.
Alverca: João Bravim, Miguel Pires, Fernando Varela (André Bukia, 85), Alysson, Brenner Lucas (Reinaldo, 72), Ricardo Dias (Pedro Bicalho, 85), Ageu, Shinga (Thauan Lara, 62), João Lima, Anthony Carter e Andrezinho (Iago Mendonça, 46).
(Suplentes: Pedro Silva, Iago Mendonça, David Bruno, Thauan Lara,
Pedro Bicalho, Diogo Martins, André Bukia, Wilson Eduardo e Reinaldo).
Treinador: Vasco Botelho da Costa.
Árbitro: Fábio Veríssimo (AF Leiria).
Ação disciplinar: cartão amarelo para Maga (04), Shinga (19), Gustavo Fernandes (37), Reko (64), Thauan Lara (66) e João Bravim (78).
Assistência: cerca de 800 espectadores.