Emblema lisboeta com a situação cada vez grave na classificação
Corpo do artigo
O Penafiel bateu este sábado o Belenenses, por 3-0, com todos os tentos apontados no segundo tempo, assegurando o regresso aos triunfos três jornadas depois e agravando a delicada situação classificativa do Belenenses na II Liga de futebol.
Em partida da 28.ª jornada, os golos dos rubro-negros foram apontados por André Silva, aos 49 minutos, Robinho, aos 54, de grande penalidade, e Gabriel Barbosa, a fechar, aos 81.
Impulsionada pela sua primeira vitória em 2024, diante do Feirense (3-1), na última jornada, a formação do Restelo até criou alguns problemas à defensiva penafidelense, com transições rápidas, na fase inicial.
Logo ao segundo minuto, Moha Keita esteve perto de encostar para o fundo das redes, mas Miguel Maga fez um grande corte, impedindo o Penafiel de se ver numa desvantagem madrugadora.
A formação de Hélder Cristóvão apresentava um maior volume de posse de bola, mas os anfitriões apresentavam dificuldades em materializá-la em oportunidades de golo.
Já o segundo tempo, principalmente nos seus minutos iniciais, trouxe uma toada substancialmente diferente.
Logo ao quarto minuto após o regresso dos balneários, André Silva colocaria o Penafiel em vantagem, na sequência de um excelente trabalho individual pelo corredor esquerdo de Hugo Firmino, que sentou Filipe Dini, antes de tirar um cruzamento que deixou o colega de baliza aberta para inaugurar o marcador.
Praticamente após o reatamento da partida, uma excelente jogada coletiva permitiu a André Silva isolar-se diante do guarda-redes, tendo picado o esférico por cima de David Grilo e sido abalroado pelo mesmo, com o árbitro a apontar para a marca de penálti.
Dos 11 metros, Robinho enganou o guarda-redes do Belenenses e converteu tranquilamente a grande penalidade, quando o relógio marcava 54 minutos.
A vitória do Penafiel ficou sentenciada com o golo do recém-entrado Gabriel Barbosa, aos 81, quando respondeu, de cabeça, ao cruzamento de Hugo Firmino, sem dar hipóteses de defesa, para fazer o 3-0 final.
A seis jogos do fim do campeonato, os lisboetas ocupam o 17.º e penúltimo lugar, com 20 pontos, a quatro da Oliveirense, 16.ª, e a cinco do Feirense, primeira equipa nos lugares a salvo da descida, enquanto o Penafiel segue no 13.º posto, com 31.