O grupo portista sobe para 26 jogadores e deve manter-se assim nos próximos dias. O treinador espera levar ao estágio algarvio uma versão já mais aproximada do que pretende
Corpo do artigo
Um dia depois da integração de Pepê, também Otávio e Evanilson se juntaram aos trabalhos da equipa principal do FC Porto. Para Sérgio Conceição, apesar de as caras serem já bem conhecidas, trata-se de mais uma boa notícia.
O plantel está ainda carente de reforços, mas a integração dos dois brasileiros, até aqui a cumprirem a quarentena obrigatória para quem viaja desde o Brasil - ajudará imenso à preparação. Especialmente de Otávio, que tem sido peça chave nas épocas de Sérgio Conceição e cuja continuidade esteve em causa.
Nesta fase o médio tem a permanência praticamente certa. A cláusula de rescisão subiu para 60 milhões de euros com a entrada em julho, valor que, dificilmente, alguém pagará. E sem que se possa considerar intransferível, a verdade é que só uma proposta muito acima da média poderá convencer os dragões. Sérgio recebeu Pepê, entretanto, mas não quer perder Tavinho.
O grupo cresce agora para 26 efetivos, um número bom para treinar, mas longe do desenho final que o técnico pretende ver. Pepe e Sérgio Oliveira só chegarão dia 19, em princípio, mesmo em cima do estágio no Algarve, que acontecerá no último terço do mês. Sérgio gostaria de levar para a concentração uma percentagem muito grande do grupo final, até porque esse é sempre um bom período para integrar os novos. Mas não pode.
Marchesín ainda tem a final da Copa América para jogar e está sem data de regresso prevista. Assim como Luis Díaz, que ainda vai disputar o 3º lugar da prova. Uribe recupera de lesão e pode chegar um pouco mais cedo. Corona só depois de o México encerrar a participação na Gold Cup, o que pode acontecer apenas a 1 de agosto.
Além destes, todos habituais primeiras opções, Conceição espera ver o grupo reforçado com alguns dos alvos que indicou à SAD. Matías Viña é um deles, mas o lateral-esquerdo vive situação idêntica a outros alvos cujos processos estão mais atrasados. Ou seja, aguarda que o mercado entre, finalmente, em ebulição e o efeito dominó permita ao FC Porto vender para depois comprar e equilibrar. E há vários casos pendentes...
Taremi é o próximo a chegar mas ainda falta... Morelos
O FC Porto volta hoje a treinar e só depois se saberá se Sérgio Conceição dá todo o fim de semana de folga ou apenas o domingo. No início da próxima semana deve chegar Taremi. O iraniano esteve na Seleção do Irão nas primeiras semanas de junho e teve autorização para prolongar as férias mais alguns dias. Com a integração de Mehdi, já depois de Evanilson e Toni Martínez (este trabalha desde o primeiro dia), Conceição pode começar a afinar o ataque e a rotinar as duplas possíveis neste momento. Mas falta o substituto de Marega, sendo que Morelos é o preferido da estrutura para a posição. O estatuto - e o preço - do colombiano do Rangers obriga a ter paciência e outras soluções em carteira. Os três avançados à disposição oferecem confiança e margem para continuar a esperar.