William Bourdon admite que o português está cansado e ansioso, mas tem sido bem tratado na prisão
Corpo do artigo
William Bourdon, advogado de Rui Pinto, concedeu uma entrevista à revista alemã Der Spiegel, na qual fez o ponto de situação sobre a detenção do denunciante português do Football Leaks, detido em Lisboa desde 22 de março e ainda sem qualquer acusação formalizada.
Estado de Rui Pinto: "Está isolado, mas bem tratado pelos guardas. Mesmo que o Rui mostre a mesma coragem de sempre, é possível detetar o cansaço e a ansiedade nos seus olhos, ele sente que a situação é injusta. Também sei que ele é apoiado pelos outros detidos, não podem vê-lo, mas gritam-lhe palavras de apoio."
Um pirata informático pode ter estatuto de denunciante? "Ser acusado de pirataria pode ser um obstáculo, mas não podemos esquecer que estas questões legais não extremamente novas. Um exemplo: Antoine Deltou, o informador do Luxleaks, foi acusado e condenado duas vezes por acesso ilegal, mas, no fim, foi absolvido porque o juiz entendeu que ele preencheu os requisitos do Tribunal Europeu dos Direitos do Homem para ser considerado denunciante. Outro exemplo vem do denunciante dos Panama Papers: graças a ele, mais de mil milhões de euros foram recuperados por várias autoridades tributárias e ele não era funcionário de qualquer empresa do Panamá.
11292757
Expectativas para o futuro: "Esperamos que ele seja notificado das acusações. Se não há acusações, ele é libertado. É possível que o Rui Pinto receba a visita de um procurador do Eurojust [autoridade europeia contra a corrupção]. Vamos requerer, nas próximas semanas, a libertação de Rui Pinto."
Poderá ser libertado até ao final de setembro? "Sou um pessimista ativo."