A apreciação individual feita por O JOGO aos jogadores do FC Porto no triunfo por 2-0 em Portimão, na jornada nove do campeonato.
Corpo do artigo
Diogo Costa 6
Após 76" serenos, apanhou um susto quando Yago enviou a bola à barra e, aos 81", respondeu a um remate do brasileiro com defesa atenta.
Rodrigo Conceição 7
Qual locomotiva à direita, deu nova demonstração de compromisso defensivo (excelente corte aos 47") e foi acutilante na frente, como se viu no lance do 1-0: persistente, o seu cruzamento, com um ressalto pelo meio, foi parar ao peito de Otávio. Saiu aos 80", depois de muito correr.
Fábio Cardoso 6
Controlou sem problemas de maior a sua zona de jurisdição. Viu o amarelo após os 90", mas a falta foi útil.
David Carmo 5
Intercalou bons cortes com abordagens algo precipitadas. Aos 57", descompensou a defesa após um mau passe. Ainda assim, assinou uma exibição positiva.
Wendell 5
Procurou combinar com Pepê e Eustáquio, mas foi sempre mais discreto do que Rodrigo Conceição no outro corredor.
Uribe 6
Anda a ensaiar a meia-distância e testou Kosuke aos 17". Patrulhou o miolo com a autoridade habitual e foi importante a comandar a subida da linha intermediária, empurrando o Portimonense para trás.
Eustáquio 6
Entendeu-se bem com Uribe e somou recuperações na primeira parte. Ficou a faltar maior acerto no passe...
Pepê 7
É impressionante a forma como se desdobra e anda por todo o lado. Boas pressão no lance do 1-0, depois ludibriou três defesas com um toque de calcanhar para Taremi. A cereja no topo do bolo surgiu aos 52": após iniciar a recuperação, recebeu o passe de Mehdi e, com enorme classe, picou a bola para o 2-0. Para não variar, terminou na lateral-direita.
Evanilson 6
Esteve envolvido nos dois golos: no primeiro, assistiu Otávio de improviso, com a barriga; no segundo, completou a recuperação de bola iniciada por Pepê. Aos 33", ficou a centímetros de festejar, após disparo em jeito.
Taremi 7
Menos vistoso do que Otávio e Pepê, mas igualmente eficaz: além da assistência para o camisola 11, deu sempre soluções de passe na frente e ainda tentou um golaço, de bicicleta, aos 87".
Galeno 6
A velocidade do extremo manteve a defesa anfitriã em sentido. Teve o 3-0 nos pés, aos 90", mas Kosuke desviou.
Bruno Costa 5
Refrescou o meio-campo.
Zaidu 5
Dez minutos tranquilos.
Toni Martínez 5
Demorou pouco mais de um minuto a ganhar uma falta no limite da grande área.
Grujic -
Ficou combalido após choque com Pepê.
A FIGURA
Otávio: 7
Pegou na batuta e ainda deu pinceladas
Numa fração de segundo, Otávio desencantou uma forma inteligente de marcar o 25.º golo com a camisola do FC Porto e abrir caminho à vitória no Algarve. Porém, seria redutor resumir a exibição do "Baixinho", ontem capitão, ao remate certeiro. De volta à intensidade habitual, foi ele quem pautou todo o jogo ofensivo, quer com futebol mais tricotado, quer com passes longos (esteve especialmente apurado neste aspeto) que desmontaram a defesa adversária. A fechar, ainda "ofereceu" uma bicicleta a Taremi, mas o iraniano disparou à figura. E podia ter bisado, de cabeça, não fosse o voo de Kosuke, aos 65".