
Benfica player Enzo Fernandez (L) in action against Rio Ave player Miguel Baeza during the Portuguese First League soccer match held at Luz Stadium in Lisbon, Portugal, 08 October 2022. ANTONIO COTRIM/LUSA
LUSA
A apreciação individual feita por O JOGO aos jogadores do Benfica no triunfo por 4-2 frente ao Rio Ave, na nona jornada do campeonato.
Vlachodimos 5
Pouco podia fazer nos golos do Rio Ave, mas pareceu algo surpreendido em ambos os lances.
Gilberto 6
Regressou à titularidade, quatro jogos depois, e voltou a revelar-se bastante ativo ofensivamente.
António Silva 6
Sem muito trabalho, mostrou mais atenção e segurança do que o colega do eixo defensivo.
Otamendi 5
Foi surpreendido por Fábio Ronaldo no primeiro golo, e quase acontecia o mesmo na segunda parte, não fosse Leonardo Ruiz, sozinho, rematar por cima da baliza.
Ristic 7
Não teve pernas para o contra-ataque protagonizado por Aziz, no golo inaugural, mas fez um enorme jogo ofensivo, destacando-se, com nota artística, num centro de trivela para Gilberto, na primeira parte, mas também na segunda, com o seu cruzamento forte e seco do qual resultou o golo final.
Aursnes 6
Certinho e lutador na zona intermédia mas sem o brilho do colega da zona central, Enzo Fernández.
Diogo Gonçalves 6
Bastante ativo, trocando várias vezes de posição com João Mário, andou, sobretudo, pela ala esquerda. Tentou, sem sucesso, marcar.
João Mário 8
A jogar com pezinhos de lã, fez uma das melhores prestações de águia ao peito. Esteve na fantástica combinação com Enzo, assistindo para o empate de Gonçalo Ramos e participou, também, no quarto, libertando Ristic no cruzamento para o golo de Musa. Saiu ovacionado.
Draxler 6
Ainda procura explodir, como aconteceu aos 56", num remate fora da área, ao lado do poste esquerdo. Com João Mário encontrou espaços para isolar Ristic antes do 4-1.
Gonçalo Ramos 7
Teve várias oportunidades para marcar e fê-lo por duas vezes, a última em cima do intervalo. Tal como Enzo, também não regressou dos balneários.
Florentino 6
Entrou ao intervalo para o lugar da figura do encontro. Sem a mesma intensidade apresentada pelo argentino, assumiu uma postura bem mais passiva.
Musa 6
Também entrou ao intervalo, para o lugar de Gonçalo Ramos. Na primeira oportunidade falhou um golo só com o guarda-redes pela frente, num lance anulado por fora de jogo, mas tal não o desmoralizou, estreando-se a marcar pelas águias.
Rodrigo Pinho 5
Jogou pouco mais de 20" e, na primeira vez que recebeu a bola virou-se logo para a baliza e rematou, mas sem sucesso.
A FIGURA
Enzo Fernández: 8
Bastaram 45" para encher o campo
O jovem internacional de 21 anos, a fazer o primeiro ano fora do seu país, a Argentina, joga como se fosse um veterano e como se andasse por palcos europeus desde sempre. Jogou apenas 45", mas a um nível absolutamente brutal. Fez 77 passes, não errando um! Dominou por completo todo o meio-campo, assumindo, muitas vezes, as três posições do eixo, destacando-se, com grande classe, no passe a desmarcar João Mário, no primeiro golo e a assistir ainda, de forma assombrosa, Gonçalo Ramos para o terceiro. Jogou que se fartou e Schmidt premiou-o com uma folga de 45", a pensar já na deslocação a Paris, na terça-feira, onde tem lugar no onze frente ao PSG.
