Desfecho do jogo Malmo-Saint-Gilloise entrará nas contas do Braga. Se a equipa belga, líder do grupo, também ganhar nesta jornada, os comandados de Artur Jorge terão de disputar o "play-off".
Corpo do artigo
O Braga voa esta quarta-feira para a Alemanha com a certeza de que só poderá alcançar os oitavos-de-final da Liga Europa se levar a melhor, outra vez, sobre o Union Berlin.
A duas jornadas do fim, as contas do Grupo D são cristalinas, estando a equipa comandada por Artur Jorge obrigada a vencer em Berlim para poder fixar-se entre os dois primeiros lugares da classificação.
Ambos têm paisagem para a fase seguinte da prova, mas o segundo, igualmente dependente de uma vitória (o Braga soma sete pontos e o Union Berlin seis), implicará a disputa de um "play-off" a duas mãos com uma das oito equipas que disputam atualmente a fase de grupos da Liga dos Campeões (as que terminarem os respetivos grupos em terceiro lugar), isto na eventualidade de o Union Saint-Gilloise (soma dez pontos) superar o Malmo na Suécia já na próxima ronda - como vencedor do grupo (até pode alcançar esse objetivo se os dois jogos do grupo terminarem empatados), avançará diretamente para os oitavos-de-final.
A confirmar-se, o cenário de "play-off" não será uma novidade para o Braga. O formato da competição a envolver essa nova eliminatória vai para a segunda época de existência e os minhotos estrearam-na logo em 2021/22, levando então a melhor sobre o Sheriff (Moldávia). Já nos "oitavos" , eliminaram o Mónaco e apenas foram travados pelo Rangers na eliminatória seguinte.
Ganhar na Alemanha não será, de resto, um desfecho inédito, incluindo diante de equipas que andam pelos primeiros lugares da Bundesliga, como acontece com o líder Union Berlin. O Hoffenheim gozava desse estatuto em setembro de 2017 e, a 14 desse mês, acabaria batido por 1-2 depois de ter chegado primeiro à vantagem, naquele que foi o primeiro triunfo do Braga em território germânico. A campanha dos minhotos na Liga Europa é ainda befejada por um saldo positivo: em sete participações em fases de grupo, apenas ficou uma vez pelo caminho (2016/17).