Clubes aprovam mão mais pesada na Disciplina na assembleia geral do organismo que tutela o futebol profissional
Corpo do artigo
Os clubes da I e II ligas, hoje reunidos em assembleia geral do organismo que tutela o futebol profissional, entenderam enquadrar as ofensas de género e orientação sexual nos comportamentos discriminatórios, dirigidos a jogadores, treinadores e dirigentes, punidos pelos regulamentos, já na próxima temporada.
Com este género de ofensas equiparado aos comportamentos racistas, tal medida afetará, sobretudo, as sanções relacionadas com o comportamento do público e está relacionado com a entrada em vigor das alterações à lei contra a violência no desporto (lei n.º39/2009).
A questão do comportamento do público conheceu outra alteração, que passa pela possibilidade de interditar uma parte ou setor do estádio, em vez de todo o recinto.
Ainda no que diz respeito às alteração ao Regulamento de Disciplina, os clubes aprovaram multas quatro vezes mais pesadas para os atrasos superiores a 15 minutos no reatamento das partidas. E se se o atraso for considerado doloso, com a intenção de causar prejuízos a terceiros, os clubes serão sancionados com pena de derrota.
No mesmo âmbito, será incluído um artigo que prevê sancionar o treinador quando houver atrasos no início ou reinício dos jogos.
(Atualizada às 22h44)