
Hjulmand e Luis Suárez serão titulares contra o Club Brugge
Lusa
Francky Vercauteren, treinador belga que passou pelo Sporting em 2012/13, antevê um duelo equilibrado com o Club Brugge e espera duas equipas ao ataque em busca do triunfo
Corpo do artigo
Leia também "Seleção? Comecei agora a ser falado, mas nas próximas convocatórias..."
Figura histórica do Anderlecht, principal rival interno do Club Brugge, Francky Vercauteren, 69 anos, conhece bem o próximo adversário do Sporting na Champions, até pelas funções de diretor desportivo da seleção belga que exerceu até há um ano.
Já passaram 12 anos desde Vercauteren treinou os leões, mas olha para o Sporting "como uma grande equipa" e "jogando em casa, pelos adeptos, contará com um empurrão extra neste jogo". Num duelo em que de ambos os lados há futebolistas com qualidade superior para decidir jogos, o antigo médio prefere não individualizar. "Alguns jogadores podem marcar as diferenças, mas ninguém ganha jogos sozinho. É mais importante o valor coletivo do que o individual", aponta, esperando muito equilíbrio. "Que resultado espero? Penso que será um jogo decidido na qualidade apresentada e eventualmente a sorte terá uma palavra. A qualidade está primeiro, mas por vezes uma equipa consegue marcar três golos em três chances que cria e noutras, mesmo com várias oportunidades, não consegue marcar... acerta no poste."
Ainda sobre individualidades, e a propósito do peso das ausências de Pedro Gonçalves, Ioannidis, Debast, entre outros, no Sporting, Vercauteran desvaloriza: "É uma pena que o Sporting não possa contar com alguns dos seus jogadores importantes, mas também o Brugge tem algumas baixas. Isso não pode servir de desculpa. Clubes que se encontram a disputar a Liga dos Campeões têm de ser capaz de substituir lesionados e castigados. No caso do Brugge, não deve olhar para este jogo na perspetiva das ausências importantes no Sporting, mas com preocupação em anular os bons jogadores que vão estar em campo."
À partida para a quinta jornada, o Sporting soma sete pontos e o Brugge quatro. Ou seja, uma vitória dos leões pode abrir-lhes a porta do play-off e igual resultado favorável aos belgas permite-lhes reforçar essa candidatura. O técnico vê o jogo como importante para ambos e entende que as equipas só devem pensar num resultado. "Ambos têm tido desempenhos positivos na Liga dos Campeões. Melhor o Sporting, mas o Brugge já conquistou pontos em jogos que não jogou muito bem. Existe uma diferença de pontos e na classificação, mas ganhar é sempre necessário a este nível, porque são poucas as vagas que vão sobrar na qualificação. Só depois de garantido o apuramento se pode pensar jogar sem ter as vitórias em mente. Penso que Sporting e Brugge partem em condições idênticas, com o objetivo de ganharem", assume.
Ainda sobre o Brugge e o facto de ainda não ter pontuado fora, Vercauteren avisa: "Os jogos fora têm sido difíceis para o Brugge [perdeu com o Bayern e a Atalanta], é um facto, mas têm sido capazes de jogar o seu futebol. Procuram jogar num estilo ofensivo e têm equipa para isso. Claro que um bom desempenho defensivo e anular o adversário é também importante para obter bons resultados."
Formado no Anderlecht e internacional belga, Debast é um jogador que Vercauteren conhece bem e deixa elogios ao compatriota que representa desde a época passada o Sporting. "Debast é já um jogador importante no presente da seleção da Bélgica e continuará a ser no futuro. A minha única questão é em que posição estará a ser utilizado no momento - já jogou a médio e a central -, estando agora a jogar como defesa. A sua passagem pelo Sporting está a ser positiva para ele. Tem qualidade e capacidade para continuar a evoluir e tornar-se um jogador melhor. Está numa fase de desenvolvimento e acredito que irá fazer muitos progressos", concluiu.
"Forbs demonstrou ter qualidades importantes"
No Brugge evolui Carlos Forbs, o mais recente internacional português, lançado por Roberto Martínez na goleada de 9-1 à Arménia, depois de ter estado em grande evidência no empate do conjunto belga frente ao Barcelona, bisando no empate a três golos. Vercauteren reconhece o último desempenho de um jogador que já soma cinco golos e cinco assistências, mas não perspetiva que o Sporting facilite. "É verdade que o Forbs fez um grande jogo diante do Barcelona e já demonstrou possuir qualidades importantes que pode colocar ao serviço do Brugge. Mas devo dizer que o Barcelona ajudou-o a realizar essa exibição, porque a nível defensivo fez um jogo bastante fraco. Não me parece que o Sporting faça o mesmo e facilite", explicou.

