O dia do FC Porto: as consequências do clássico, as novas dinâmicas e a viagem de Samu

Samu
EPA
Resumo noticioso desta quinta-feira, dia 12 de fevereiro
Leia também Pinilla, ex-Sporting, tem cancro: "Delirava, nem me lembro como cheguei à clínica"
A lesão grave de Samu, a evolução de Rodrigo Mora e o impacto de Seko Fofana, conjugados com uma produção ofensiva menos exuberante nos últimos tempos, levam Francesco Farioli a ensaiar novas dinâmicas e apostas no FC Porto. Isto sem abdicar de princípios que considera fundamentais, como o equilíbrio de uma equipa que raramente se vê em contrapé ou partida. Mas vamos por partes.
O FC Porto voltou a contar com jogadores da equipa B no treino. À semelhança do que aconteceu na quarta-feira, o defesa central Gabriel Brás e o lateral direito Dinis Rodrigues treinaram às ordens de Francesco Farioli. O lateral esquerdo Yoan Pereira e o avançado Gonçalo Sousa também treinaram, em "troca" com João Teixeira e Gonçalo Sousa. Tomás Perez, por seu lado, não esteve no treino do FC Porto e seguiu para o Brasil.
Os dragões apresentaram uma participação contra Frederico Varandas ao Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol pelo facto de o presidente do Sporting ter mandado beijinhos, de forma irónica, a alguns adeptos portistas que se encontravam junto ao túnel de acesso ao balneário, no Estádio do Dragão, durante o clássico de segunda-feira.
Samu viajou na manhã desta quinta-feira para Espanha para ouvir uma segunda opinião médica sobre a grave lesão que sofreu no clássico com o Sporting. O avançado irá, em todo o caso, agendar para breve a cirurgia, que não tem como evitar, para reparar a rotura do ligamento cruzado anterior do joelho direito.
Gabriel Brás foi eleito o melhor jovem da II Liga pelo Sindicato dos Jogadores, relativo ao mês de janeiro. O central portista obteve 14,2% das preferências, superando a concorrência do colega de equipa André Oliveira (11,5%) e do benfiquista Daniel Banjaqui (11,3%).
Foi arquivada pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol a queixa do FC Porto contra Frederico Varandas relacionada com as polémicas declarações do presidente do Sporting após a goleada aplicada pelo emblema leonino ao Vitória, em Guimarães, por 1-4.
O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol decidiu manter o castigo de dois jogos a William Gomes, na sequência do vermelho direto visto na partida com o Casa Pia, porém reduziu a multa em 300 euros ao brasileiro depois do recurso apresentado pelo FC Porto. O extremo vai, assim, falhar a deslocação à Choupana, com o Nacional, cumprindo o segundo jogo de suspensão.
Tomás Pérez viajou esta quinta-feira rumo ao Brasil para assinar pelo Atlético Mineiro, por empréstimo do FC Porto, e explicou, na chegada ao país, o processo: "O Atlético mostrou muito interesse por mim, e isso convenceu-me. Conversei com pessoas do clube e todos falaram muito bem comigo. Também falei com jogadores que tive como companheiros no FC Porto, foram muitos brasileiros, e todos falaram muito bem sobre o clube".
O FC Porto vai recorrer, novamente, do castigo de dois jogos de suspensão aplicado a Wiliam Gomes para o Tribunal Arbitral do Desporto, ao mesmo tempo que apresentará uma providência cautelar junto do Tribunal Central Administrativo do Sul , procurando suspender a decisão do Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol. O tempo será o principal inimigo do FC Porto neste caso visto que o tribunal não funciona ao fim de semana pelo que a decisão de aceitar a providência terá de ser tomada durante o dia de amanhã, o que não é seguro que aconteça.
O clássico de segunda-feira promete continuar a jogar-se fora das quatro linhas durante muito tempo. O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol decidiu instaurar um processo disciplinar ao FC Porto, na sequência de vários incidentes registados no encontro com o Sporting. O encontro resultou ainda em mais de 38 mil euros em multas (32 959 euros para os dragões e 5 098 para o emblema leonino).

