Sporting apresentou proposta formal. Rio Ave pretende 10 milhões de euros pelo jogador, mas a SAD de Frederico Varandas avançou com a cedência a título definitivo de jogadores, entre eles o desejado Gelson Dala
Corpo do artigo
O desejo leonino de assegurar Nuno Santos, extremo do Rio Ave, é grande e, segundo O JOGO apurou, a presente intenção dos dirigentes leoninos é a de concretizar a transferência do atleta de 25 anos até ao final desta semana.
Aliás, de acordo com mais informações recolhidas pelo nosso jornal, a SAD liderada por Frederico Varandas avançou há poucos dias com uma proposta concreta para consumar a mudança do atleta que passou pela formação de FC Porto e Benfica para Alvalade. Até ao fecho da edição desta quarta-feira, não foi possível confirmar o valor exato avançado pelo emblema do leão, porém a mesma envolve a cedência a título definitivo de jogadores, concretamente Gelson Dala, um atleta cuja permanência nos Arcos é desejada pelos responsáveis vila-condenses
Ainda assim, a negociação com o presidente do Rio Ave, António Silva Campos, não se afigura fácil, pois as exigências passam também por uma questão monetária, até porque Nuno Santos, esse, é pretendido por outras formações, entre elas o FC Porto, que ainda procura a liquidez necessária para avançar para as operações que deseja concretizar, dentro dos seus pressupostos financeiros.
No Rio Ave desde a temporada 2017/18, Nuno Santos tem contrato em vigor até ao verão de 2023
Nuno Santos é mesmo um pedido expresso do técnico Rúben Amorim, uma vez que tanto pode atuar sobre a esquerda, como pela direita, executando os movimentos interiores que pretende ver num atleta que ocupe a posição, sempre apoiada pela entrada nas costas do homem que faz todo o corredor direito. Aos 25 anos, Nuno Santos encontra-se numa fase ascendente na carreira, ele que em 2019/20 foi autor de sete assistências e cinco golos nos 38 jogos oficiais que realizou pelo Rio Ave. O contrato, esse, em vigor até 2023, deixa o cenário de uma negociação por parte do Rio Ave como algo de incontornável, sob pena de não conseguir o encaixe financeiro apelativo para os seus cofres.
Contudo, há uma premissa que dificulta a mudança de Nuno Santos para um emblema dito grande, concretamente uma cláusula indemnizatória a pagar ao Benfica no valor de 5 milhões de euros em caso de mudança para um dos rivais.
Em Vila do Conde acredita-se que a mesma poderá ser contornada com diplomacia junto do presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, ainda que António Silva Campos não pretenda ferir as boas relações entre os dirigentes e clubes. Segundo O JOGO apurou, os níveis de exigência dos encarnados perante os cenários de transferência para FC Porto ou Sporting são distintos, existindo maior abertura para contornar ou atenuar em caso de viabilizar o acordo para a mudança rumo a Alvalade.
38: desafios realizados na derradeira temporada pelo Rio Ave, um recorde da carreira em apenas uma temporada no futebol profissional. Anterior máximo foram 32
Ainda assim, o Rio Ave tem a fasquia nos 10 milhões de euros e a inclusão de atletas por parte do Sporting dependerá sempre da aceitação destes e o enquadramento salarial que possam vir a ter no clube vendedor. Por exemplo, Francisco Geraldes, outro dos nomes avançados como peça deste puzzle negocial, pretende nesta fase da carreira um aumento dos vencimentos, ele que está prestes a terminar o contrato com o Sporting, em 2021, e, sobretudo, há muito que tem um vencimento considerado pelo próprio como desatualizado.
Refira-se igualmente que o desejo em Alvalade, no que a componente financeira do acordo diz respeito, passa por um pagamento da verba em causa de forma faseada, de modo a que a sociedade gerida por Frederico Varandas possa honrar os compromissos assumidos.