PREMIUM >> RANKING - Pedro Freitas, do Vitória de Guimarães, é o jogador em destaque da semana
Corpo do artigo
Na semana passada fomos aos golos marcados e nesta destacamos os sofridos. Ou melhor, os que não chegam a entrar. E destacamos Pedro Freitas, guarda-redes do Fafe, como o melhor dos campeonatos nacionais na relação entre golos encaixados e jogos efetuados.
Outra vez um jogador do Campeonato de Portugal (o melhor marcador, Diogo Ribeiro, também o é) e que até pode remeter e ser mais um alerta para o drama que quase 900 jogadores desta prova vivem e a que, ontem, O JOGO deu um grande destaque.
Para efeitos de contas entram apenas os jogos no respetivo campeonato. Vlachodimos, do Benfica, vem a seguir e só um guarda-redes da II Liga (Daniel Guimarães, do Nacional) cabe no ranking principal. Mas há outros que incluem Pedro Freitas, 33 anos, com um largo percurso no futebol português, essencialmente em clubes minhotos, ou não fosse ele de Guimarães.
Começou no Vitória e foi campeão da Europa de Sub-17 em 2003, era Mário Felgueiras o titular da seleção portuguesa, que contava com Miguel Veloso, Paulo Machado, Vieirinha, João Moutinho ou Bruno Fama. Márcio Sousa fez os dois golos dessa final contra a Espanha, a propósito.
Nestes rankings ao lado, destaque ainda para o promissor André Paulo, do Real Massamá, o mais eficaz na relação entre defesas e remates consentidos. Neste ranking, contudo, faltam jogos às equipas do Campeonato de Portugal que o possam ratificar como uma amostra mais válida. Só estão incluídos os que tiveram transmissão televisiva, seja pela FPF ou em canais de streaming.
NÃO SAIA DE CASA, LEIA O JOGO NO E-PAPER. CUIDE DE SI, CUIDE DE TODOS