Fernando Batista, selecionador sub-23 argentino, desfaz-se em elogios ao central
Corpo do artigo
Nehuén Pérez havia sido novamente convocado para a seleção nacional argentina no início do mês, mas a covid-19 adiou os dois jogos de apuramento para o Mundial que a Alviceleste ia disputar, frente ao Equador e à Bolívia.
O central emprestado ao Famalicão pelo Atlético de Madrid tinha-se estreado nos eleitos de Scaloni em novembro, mas não foi utilizado e ainda aguarda pela estreia com a camisola das Pampas. Entretanto, o defesa capitaneou os sub-23 argentinos que venceram o Torneio Pré-Olímpico da CONMEBOL, em janeiro, e que consequentemente carimbaram presença nos Jogos Olímpicos. Fernando Batista, selecionador olímpico, garante não estar surpreendido pelo facto de Nehuén ter voltado a ser chamado por Scaloni.
"O Nehuén é um futebolista extraordinário, com uma capacidade tática e de leitura do jogo acima da média. Vai ser dos melhores centrais do mundo", vaticinou. Por isso, o treinador considera que o central será uma presença assídua na seleção. "Ele faz parte do grupo de jovens mais talentosos do futebol argentino e vai triunfar. Será um indiscutível na seleção", perspetivou.
Mas, afinal, que qualidades cativaram Lionel Scaloni a ponto de Nehuén, 19 anos, partilhar uma lista com nomes como Messi? "Nehuén Pérez marca a diferença pela altura e agilidade. Comigo respondeu sempre bem num sistema de quatro defesas e dois médios-defensivos. Os laterais abriam espaços e ele fazia as compensações. Além disso, também é uma arma nas bolas paradas ofensivas, pela capacidade de desmarcação e impulsão que apresenta. Deixa-me tranquilo ter o Nehuén", analisou Fernando Batista.
11945503
Fernando Batista olha atualmente para Nehuén Pérez e vê um jogador "muito diferente" daquele que conheceu, graças à enorme evolução verificada não só em Famalicão, mas também sob a orientação de El Cholo Simeone no Atlético. "O Nehuén cresceu imenso durante este tempo em que agarrou a titularidade em Portugal e também durante o período em que foi treinado por Simeone. Aperfeiçoou vários aspetos e evoluiu bastante desde que o conheci, quando o comecei a treinar, em 2017", avalia o selecionador sobre o jogador, que soma 19 partidas efetuadas esta época em todas as competições.