Avançado foi integrado esta semana no plantel principal do Braga com apenas 16 anos. Miguel Falé conta como tudo aconteceu.
Corpo do artigo
Miguel Falé, avançado de 16 anos (feito em janeiro), começou esta semana a treinar com o plantel do Braga. "Está a ser espetacular, é diferente, uma experiencia incrível. Como é lógico, é outra exigência, outro patamar, mas estou cá para melhorar e aprender com os melhores", começou por contar, em conversa com os jornalistas.
O avançado recebeu a notícia através de uma chamada de Custódio, com quem trabalhou esta época na equipa de sub-17 - antes de o treinador ser promovido. "Ligou a felicitar-me por esta promoção e a explicar o que ia acontecer, quais iam ser as normas, que são exigentes. Estava com a família, de quarentena, e foi uma grande notícia", prosseguiu.
Miguel Falé chegou há dois anos ao Braga, mas, para trás, tinha ficado uma longa passagem pelo Benfica. "Sou de Évora e comecei a jogar no Benfica com seis anos. Viajava para Lisboa duas a três vezes por semana para treinar, depois das aulas, e voltava lá ao fim de semana para jogar. O meu pai ia-me sempre levar, era um grande sacrifício, mas sempre me disseram que quem corre por gosto não cansa."
Entretanto, em 2017 acabou por regressar a casa, para jogar no Lusitano de Évora, depois de algumas "divergências" no clube da Luz. "Passado uns meses, vim treinar à experiência no Braga e felizmente fiquei", recordou o avançado, que marcou 39 golos em 44 jogos pelos arsenalistas.
"Não esperava estar na equipa principal tão cedo, mas sempre foi um objetivo. O nosso sonho é chegar o mais cedo possível à equipa principal, jogar nos melhores palcos e com milhares de pessoas nas bancadas. Confesso que não esperava, mas trabalhava todos os dias para isto", acrescentou, antes de abordar o percurso de Trincão, um "exemplo para todos".
"Seguir as pisadas dele é um sonho, é o objetivo. Nesta altura, é aprender, adaptar-me, ganhar pedalada e tentar afirmar-me. Sei que é difícil afirmar-me neste momento, porque sou muito novo, mas quem sabe..." rematou.