"Isaac Nader teve uma demonstração incrível de vontade de vencer e de lutar até ao fim"
Primeiro-ministro Luís Montenegro aplaude vontade de vencer de Isaac Nader
Corpo do artigo
O primeiro-ministro Luís Montenegro aplaudiu esta quarta-feira a vontade de vencer de Isaac Nader rumo a um inédito título mundial dos 1.500 metros em Tóquio'2025, na oitava medalha de ouro portuguesa em Campeonatos do Mundo de atletismo.
"Fantástico Isaac Nader, uma demonstração incrível de vontade de vencer e de lutar até ao fim! Mais um campeão do mundo, neste caso nos 1.500 metros, com uma prova notável nos Mundiais de atletismo no Japão. Parabéns!", lê-se numa publicação na página oficial do primeiro-ministro na rede social X.
O meio-fundista português, de 26 anos, terminou as três voltas e meia à pista do Estádio Nacional do Japão em 3.34,10 minutos, batendo o britânico Jake Wightman, segundo classificado, com 3.34,12, e o queniano Reynold Cheruiyot, terceiro, com 3.34,25.
Além de Luís Montenegro, a ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes, deu os parabéns a Isaac Nader pelo primeiro pódio luso na 20.ª edição dos Mundiais, que começaram no sábado e decorrem até domingo, em Tóquio.
"Isaac Nader é medalha de ouro. O atleta é campeão do mundo dos 1.500 metros masculinos. Parabéns, Isaac! Um resultado fantástico que honra o desporto nacional. Muito obrigada!", assinalou a governante, também através da rede social X.
O atleta do Benfica conseguiu a 24.ª medalha nacional em Mundiais ao ar livre, e quarta nos 1.500 metros, após duas de Carla Sacramento, ouro em Atenas1997 e bronze em Gotemburgo1995, e uma de Rui Silva, bronze em Helsínquia2005.
Recordista português das três voltas e meia à pista, com o tempo de 3.29,37 minutos, Isaac Nader sobe pela segunda vez em 2025 a um pódio internacional, depois do bronze na mesma distância nos Europeus de pista curta, em Apeldoorn, nos Países Baixos.