Na Alemanha, Mbemba voltou a assinar uma boa exibição ao lado de Marcano e a estatística diz que a equipa não se tem ressentido da ausência, por lesão, do internacional português.
Corpo do artigo
Mbemba tem jogado no lugar do lesionado Pepe e chega a esta altura da época com mais jogos, ainda que com um pouco menos minutos do que o internacional português.
Centrais à direita apresentam números semelhantes esta época
O FC Porto, porém, não se tem ressentido desta troca - são os números que o dizem. Pepe e Mbemba são praticamente siameses e até a média de golos sofridos pela equipa é exatamente a mesma (0,84) com um ou com o outro. No caso do congolês, estas contas referem-se apenas às 19 vezes em que foi titular como central, visto que já atuou no lado direito da defesa.
À boleia de mais uma boa exibição do congolês na Alemanha, O JOGO analisou os dados estatísticos dos dois, que pode ver na infografia aqui ao lado, e a conclusão é que, mesmo tratando-se de jogadores com características diferentes, a produção é muito parecida. Mbemba ganha em alguns itens, Pepe noutros, mas sempre com uma diferença muito pequena, quase insignificante.
Mbemba, por exemplo, apresenta um registo superior nos duelos que disputa, quer pelo chão quer pelo ar, com exceção dos ofensivos, em que Pepe tem uma eficácia ligeiramente maior. O internacional português tem estado melhor também ao nível do passe, tanto o curto como o longo. No que diz respeito a perdas e recuperações de bola, Pepe mantém-se à frente do congolês, que ganha nos alívios.
11845397
A nível ofensivo, também estão muito próximos. Mbemba soma dois golos, ambos na Taça de Portugal, diante do Coimbrões e do V. Setúbal, enquanto Pepe faturou apenas uma vez, frente ao Marítimo, para o campeonato.
Ao nível das assistências, estão empatados: uma para cada lado. O africano ofereceu um golo a Marega em Guimarães, precisamente na última jornada, com um passe longo que deixou o companheiro na cara de Douglas, ao passo que o internacional português proporcionou um golo a Zé Luís frente ao V. Setúbal, com um desvio de cabeça na sequência de um canto.
Depois de uma primeira temporada no Dragão em que deixou os adeptos desconfiados das suas qualidades, sobretudo por falta de oportunidades (fez apenas seis jogos), Mbemba está agora a justificar o investimento de 4,5 milhões de euros feito pela SAD para o contratar aos ingleses do Newcastle. Os 2040" que leva atualmente são quase tantos como os que fez nas três épocas anteriores e, ao que tudo indica, amanhã somará mais 90" contra o Portimonense.