Fábio Cardoso regressa às opções, mas Sérgio Conceição deve manter a confiança na dupla formada pelo espanhol e por Pepe.
Corpo do artigo
O arranque da nova época foi sinónimo de vida nova para Iván Marcano.
Titular na Supertaça, no último sábado, após nove meses sem minutos de competição oficial, o experiente central, de 35 anos, prepara-se para repetir a presença no onze na receção ao Marítimo.
Nesse âmbito, nem o regresso de Fábio Cardoso às opções - cumpriu suspensão frente ao Tondela, na sequência no caso dos cânticos anti-Benfica - deverá levar Sérgio Conceição a mexer na dupla composta pelo espanhol e por Pepe, com o treinador a privilegiar a estabilidade no setor mais recuado, até porque David Carmo ainda terá de cumprir mais um jogo de castigo.
Depois de ter terminado a temporada transata como quinto posicionado na hierarquia de centrais dos dragões, atrás de Pepe, Mbemba, Fábio Cardoso e Rúben Semedo, Marcano começou a pré-época totalmente reabilitado de problemas físicos, dando sinais de confiança que Conceição não ignorou. Aliado a isso, houve duas saídas - Mbemba e Semedo -, o que permitiu ao camisola 5 recuperar o estatuto de outrora. De tal forma que o técnico portista começou a insistir no emparelhamento de Pepe e Marcano nos jogos de preparação, num sinal claro de que seria essa a dupla que arrancaria 2022/23. Na hora do primeiro compromisso a doer, na Supertaça, o espanhol não tremeu e o FC Porto manteve a baliza inviolada.
Quanto à parceria com Pepe, Marcano soma 34 partidas oficiais a alinhar com o capitão, mas é necessário recuar a setembro do ano passado para encontrar a última sequência de jogos com os dois veteranos no onze: contra o Arouca (o espanhol até marcou no triunfo por 3-0) e diante do rival Sporting, em Alvalade (1-1). Contudo, Iván nem sequer atuou como central nesses encontros, mas sim como lateral-esquerdo.
Importa referir que o contexto pode mudar em breve. Se amanhã é praticamente certo que Marcano será o escolhido para atuar ao lado de Pepe, a entrada de David Carmo nas contas para a deslocação a Vizela, na segunda jornada, pode implicar alterações no eixo. O ex-Braga, que custou 20 M€ à SAD, foi um pedido expresso de Sérgio Conceição e é expectável que não demore a entrar nas opções iniciais. Até lá, Marcano poderá continuar a marcar posição. Depois, caberá ao treinador decidir em quem aposta ao lado de Pepe.
15072626