Apesar de já se ter comprometido com o Berço, Manuel Machado deixou em aberto a possibilidade de sair para o estrangeiro se aparecer alguma proposta de valor inquestionável.
Corpo do artigo
Manuel Machado, conhecido treinador português, por várias épocas na I Liga e II Liga (muito menos) está de regresso ao terceiro escalão português, onde já não treinava há 20 anos. O professor aceitou o convite do Berço, clube de Guimarães que, nas últimas quatro épocas, subiu do terceiro escalão distrital da AF Braga até ao Campeonato de Portugal.
Manuel Machado já estava a ajudar o clube em matéria de prospeção de jogadores, mas a ligação vai crescer e o treinador terá a missão de ajudar o Berço a chegar-se ainda mais à frente para tentar lutar pela promoção à II Liga. Ainda assim, falta muito tempo para que 2020/21 possa arrancar e Manuel Machado aceitou o convite com a condição de poder aceitar outra proposta, se do estrangeiro aparecer algo que lhe agrade bastante. Aliás, pouco antes desta pandemia, esteve quase a rumar à Tunísia. O mais provável é, no entanto, que assuma o desafio que já aceitou. O Berço tem sido treinado por Ricardo Martins.
NÃO SAIA DE CASA, LEIA O JOGO NO E-PAPER. CUIDE DE SI, CUIDE DE TODOS
A carreira de Manuel Machado está em suspenso desde 2017/18, época que iniciou ao comando do Moreirense. Depois de ter sido dispensado não voltou a treinar. Antes, fez carreira essencialmente no Minho, com ligação muito forte ao V. Guimarães (a sua cidade) e ao Moreirense. Mas também treinou o Fafe e o Braga. Fora deste contexto, foi muito bem sucedido no Nacional (passou pelo clube madeirense em dois momentos distintos), trabalhou ainda na Académica e teve uma curta experiência no Aris Salónica, da Grécia. Aos 64 anos regressa ao terceiro escalão e mantém-se na sua cidade de eleição. O desafio agora é maior: ajudar um clube recém-nascido a lutar para chegar aos campeonatos profissionais.