A semana do leão foi agitada, como quase todas as suas semanas o são. Entre exigências em prol do civismo desportivo do atual presidente a (mais) alegados desmandos do anterior, que por civismo nunca se distinguiu; de Sturaro que foi leão sem o chegar a ser a Laurindo, que é cria açoriana com sete anos, até ao anúncio de 65 M€ a entrarem nos depauperados cofres de Alvalade. E O JOGO ainda lhe deu uma novidade de mercado. Chama-se Vietto e já esteve com um pé em Alvalade...
Corpo do artigo
ATOS PÚBLICOS, DESCULPAS PÚBLICAS
Frederico Varandas abriu a semana leonina em conferência de imprensa. O presidente do Sporting quer desculpas públicas para atos públicos, em reação pública às agressões de que se queixam os dirigentes leoninos no Bessa e no Dragão Caixa. Ficou a promessa de pedido de audiência ao Governo e a garantia de que dirigentes do FC Porto não são agredidos quando vão a Alvalade. As relações entre leões e dragões não estão em questão, mas a frieza já dá para fazer gelo.
AFINAL, HAVIA STURARO
"Sturaro decidiu ficar para recuperar.. e a Juventus era a última equipa à qual ele queria marcar." Foram estas as palavras de Carlo Volpi, o agente do Sturaro, o leão que não o chegou a ser e ao qual a "stampa" deu o devido destaque. O médio assinou pelo Sporting, mas viu o negócio ser abortado devido à lesão com que se debatia. O centrocampista voltou aos relvados contra o seu ex-clube, a Juventus ultra líder da Serie A, e marcou de pronto, ajudando a impor a primeira derrota da Vecchia Signora na liga italiana. Veja aqui o artigo do "Corriere dello Sport"
LAURINDO: O REI LEÃOZINHO DOS ILHÉUS
Uma reportagem da SIC Notícias, no espaço dedicado a fotojornalismo "Histórias de 28 mm", conta a história de um pequeno craquezinho dos ilhéus. Num torneio préescolinha na Ilha Terceira, Açores, os técnicos e professores ligados ao Sporting descobriram o Laurindo. Este "dez réis de gente", mas com finta de grandote, treina-se com o Praiense diariamente e todos meses vem a Lisboa para 10 dias de trabalho com os escalões de Alvalade. Nos Açores é treinado pelo pai e nada lhe tem faltado na escola - é um aluno de top 4. Laurindo tem 7 anos e tem o futebol todo pela frente. Se não resultar, ele já sabe: Vai ser bombeiro. Veja a reportagem fotográfica aqui.
O OUTRO FERIADO LEONINO E UM ADEUS
Além de 14 de dezembro, data dos 7-1 ao Benfica, em 1986, 18 de março é outra data que aquece o coração dos verdes e brancos. Foi nessa dia, em 1964, que os leões conseguiram uma das mais fantásticas reviravoltas na história das provas da UEFA, ao golearem por 5-0, em Alvalade, o Manchester United de Charlton, Law e Best. Em Old Trafford, os lisboetas tinham perdido 4-1. Foi o grande impulso até à conquista da "defunta" Taça dos Vencedores de Taças. O Sporting lembrou:
1107628013171150848
Em honra da sua história, os leões também se despediram na quarta-feira de João Salvador Marques, o seu sócio número um, figura insigne da vida leonina e seu ex-atleta. Teve 98 anos de vida e 97 de Sporting.
330 MIL EUROS COM FANTASMAS AO SOM DO BATUQUE
Novas suspeitas recaem sobre a gestão de Bruno de Carvalho. A meio da semana que passou, uma investigação do Correio da Manhã revelou que o Sporting pagou 330 mil euros aos caboverdianos do Batuque, ao abrigo de um protocolo que mais não seria, segundo a reportagem, de um esquema para lavagem de dinheiro, cujo destino final seria a esfera pessoal do presidente que os sócios do Sporting destituíram em junho passado.
O dinheiro serviria para pagar jogadores fantasma.
Bruno de Carvalho respondeu como sempre faz quando o assunto lhe desagrada - a não responder com linguagem e atitude de caserna - e O JOGO mostrou o protocolo por inteiro. Todo o processo teve naturais repercussões em Cabo Verde.
NOVO FÔLEGO COM ACORDOS FECHADOS... E EM PERSPETIVA
A enfrentar sérios problemas financeiros e de tesouraria, A SAD presidida por Frederico Varandas ganhou um novo fôlego com o acordo firmado com o fundo de investimento norte-americano Apollo, em operação comunicada à CMVM.
Em paralelo, o presidente do Sporting viajou até Madrid para estabelecer uma plataforma de entendimento com o Atlético pela transferência de Gelson Martins. Às contrapartidas financeiras, os leões juntarão um reforço.