Um novo meio-campo, a melhor exibição da época (3-0 ao Tondela) e os quartos-de-final da Taça arrancados a ferro num campo alagado. Nakajima estreou-se a marcar.
Corpo do artigo
A lesão de Danilo obrigou Sérgio Conceição a improvisar contra o Tondela e do novo sistema do FC Porto (Otávio ao lado de Uribe, Nakajima a 10) nasceu uma das melhores exibições da temporada, com futebol vistoso, muitos e bons golos e um triunfo relativamente fácil por 3-0. O primeiro golo, marcado por Soares, foi um hino ao futebol, mas os 24 toques que originaram o terceiro, marcado por Otávio, é que mais encantaram. Já agora, também foi Soares a marcar o segundo. Soares e Otávio foram, aliás, os MVP do jogo para Sport TV e FC Porto, respetivamente. Para O JOGO, também. Recorde o um a um portista.
11631187
O jogo com o Tondela correu tão bem que Sérgio Conceição não fez alterações de montra com o Santa Clara, para a Taça de Portugal. Mesmo num campo alagado, por culpa da "Depressão Elsa", o treinador apostou no mesmo trio de médios e a mecânica da equipa, enquanto foi possível jogar, manteve-se a um nível muito alto. O golo de Nakajima coroou esse período, mas houve mais momentos bons. Sérgio Conceição só lamentou que o relvado não tenha permitido mais. Na opinião de Carlos Machado, o futebol à chuva até tem algo de poético. No final, 1-0 para o FC Porto e quartos-de-final da Taça de Portugal assegurados.
https://www.instagram.com/p/B6RV1N5ARV-/
Com o bonito golo de Otávio e a estreia de Nakajima, já 16 jogadores portistas faturaram esta época. Faltam seis. Os casos de Corona, Uribe e Danilo são os mais relevantes, até porque se tratam de jogadores que, por norma, marcaram várias vezes ao longo das últimas temporadas. O japonês foi um dos mais beneficiados com o novo sistema portista. Mas também ele ajudou muito. Aliás, o foco é crescer, especialmente na meia distância. Jorge Maia explica porquê.