Zé Luís e Nakajima oficializados sexta, mas Luis Díaz também a caminho. A equipa já trabalha há cinco dias e há uma frase a unir os antigos. "Recuperar o que é nosso", pedem, a propósito do título.
Corpo do artigo
Primeira semana de trabalho do FC Porto 2019/20, com poucas novidades no primeiro dia e as mais entusiasmantes (Zé Luís e Nakajima) a chegarem na sexta-feira, véspera do primeiro jogo-treino da época, esta manhã, no Olival, contra o Águeda. Mas já lá vamos. No primeiro dia de trabalhos, foram 22 os jogadores às ordens de Sérgio Conceição, Casillas incluído, apesar de ser certo que o espanhol colocará um ponto final na carreira depois do enfarte que sofreu em maio. As fotografias do primeiro dia, todas do FC Porto, porque a sessão foi fechada à Imprensa, pode rever aqui. Na mesma tarde, Madi Queta renovou até 2023 e também foi integrado. O extremo foi chamado de urgência e teve até de se apresentar de uma maneira muito curiosa.
Corona foi o eleito para falar em nome do grupo: "Queremos recuperar o que é nosso". Ao segundo dia de trabalhos, foi Óliver a tomar conta da palavra. No terceiro, voz ao novo capitão, Danilo, que se apresentou precisamente nesse dia, por ter gozado mais dois de férias do que os colegas, em função da participação na final-four da Liga das Nações. "Confiem em nós", pediu o médio, a propósito de várias dúvidas que têm sido lançadas pela falta (à data) de reforços. Alex Telles também está confiante e, mesmo sem muitas caras novas à vista, sublinha a qualidade dos miúdos Sub-19 que Sérgio Conceição integrou.
A propósito desses, O JOGO publicou reportagens sobre a história de Tomás Esteves e Fábio Vieira, os mais desconhecidos dos quatro (Fábio Silva e Romário são os outros). Excelentes os trabalhos dos jornalistas António M. Soares e Bruno Filipe Monteiro, respetivamente. Vale a pena recordar.
11061504
11054953
Em matéria de mercado, a semana começou com as despedidas de Hernâni e Herrera, neste caso de forma bem sentida. Dias depois, o mexicano foi apresentado em Madrid, numa cerimónia com pompa que o jornal AS registou. Felipe também já treina no Atlético.
https://www.instagram.com/p/BzacNv_B4MD/
SAD esteve particularmente ativa no final da semana. Luis Díaz já não foge e ontem mesmo o seu empresário confirmou um acordo por cinco anos. Zé Luís e Nakajima também são reforços e até já foram oficializados. O primeiro assinou até 2023, custou 8,5 milhões de euros e até já imagina os adeptos a gritarem o seu nome. Nakajima custou 12 milhões de euros (50% do passe ficou na posse do Al Duhail), tem uma cláusula de 80 milhões de euros, ficou encantado com o estádio, o Museu e garantiu que sempre gostou do FC Porto. Pode ler as declarações e ver uma fotogaleria aqui. Segue-se Marcano? O interesse no regresso do espanhol é real e O JOGO deu-lhe a conhecer os contornos da operação.
11076006
Pinto da Costa esteve nas duas apresentações e disparou em várias direções. Em primeiro lugar contra os que tentaram passar a ideia de um desentendimento "falso" com Sérgio Conceição. Depois contras as "aves de rapina" que tentaram desviar Nakajima do Dragão. A semana não foi particularmente fácil para o presidente, que perdeu o seu par do Conselho Fiscal e um amigo de longa data a quem dedicou palavras bonitas. Manuel Queiroz, colunista de O JOGO, conhecia bem esse "português ilustre"